Mais de 400 produtos ficarão mais caros em maio

Mais de 400 alimentos e bebidas ficarão mais caros em maio.

Imagem: ANN

Nesta terça-feira (30), a empresa de pesquisa privada Teikoku Databank anunciou que 417 itens de alimentos e bebidas estão programados para terem aumentos de preços em maio. O número de itens é cerca de metade do nível do mesmo mês do ano passado, mas a taxa média de aumento de preços é de 31%, a mais alta desde 2022.

Publicidade

A pesquisa compilou as tendências de revisão de preços de 195 grandes fabricantes de alimentos, com o maior número de aumentos de preços em maio sendo com “bebidas alcoólicas em geral”, incluindo refrigerantes em garrafas PET e produtos de café, totalizando 253 itens.

Os “ingredientes” usados no dia a dia, principalmente produtos derivados do azeite de oliva, tiveram 66 itens com aumentos de preços de mais de 50%, elevando a taxa geral de aumento de preços.

O preço da matéria-prima e dos custos de logística são os principais motivos para o aumento.

A perspectiva para o futuro é que, se a desvalorização do iene para a casa dos 150 dólares em relação ao dólar for prolongada, poderá haver uma onda de aumentos de preços já no outono.

Fonte: ANN e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produção em fábricas no Japão cresce mais do que o esperado

Publicado em 30 de abril de 2024, em Sociedade

Aumento de 3,8% da produção industrial do Japão em março supera previsões.

Produção industrial do Japão cresce em março e supera previsões (ilustrativa/banco de imagens)

A produção em fábricas no Japão cresceu mais do que o esperado em março, mostraram dados do governo nesta terça-feira (30), graças amplamente a montadoras retomando produção após escândalos de segurança.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Economia, Comércio (METI), a produção industrial do Japão aumentou 3,8% em março ante o mês anterior. A leitura foi melhor do que a previsão do mercado para uma subida de 3,5%.

“Junto com previsões de produção sólida para abril e maio, a forte recuperação na produção industrial em março sugere que a provável queda no PIB (Produto Interno Bruto) no 1º trimestre deve ser seguida por uma forte recuperação neste trimestre”, disse Gabriel Ng, economista assistente na Capital Economics.

A produção de veículos aumentou 9,6% em março em comparação ao mês anterior. A produção de carros de passageiros e caminhões aumentou os números em geral.

A Toyota reiniciou produção de alguns modelos no início de março após irregularidades em testes de certificação terem sido descobertas nos motores a diesel da afiliada Toyota Industries.

A unidade de veículos leves da Toyota, a Daihatsu, que havia sido destacada por testes de segurança de colisão falsificados, começou em fevereiro a retomar gradualmente a produção de veículos.

A fabricação de maquinários de produção, incluindo de equipamento para semicondutores, subiu 11,6%. A produção de peças eletrônicas e dispositivos aumentou 9,2%.

Entretanto, um funcionário do METI disse que a interrupção de produção prolongada na planta doméstica da Toyota por verificações de qualidade para modelos Prius poderia colocar pressão na produção de fábricas em abril.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!