Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 3h27 de terça-feira (23) ocorreu um outro forte terremoto em Taiwan, a 2 quilômetros de Shoufeng, no condado de Hualien.
A magnitude preliminar foi de 6,6 a uma profundidade rasa de 10,7 quilômetros.
Esse evento sísmico causou abalo em praticamente toda a área de Taiwan, como também em uma parte da China, Filipinas e sul do Japão. Em Hualien foi constatada intensidade sísmica 5 e em Taipei, 3.
Por conta desse terremoto a AMJ informou que não há risco de tsunami, mas advertiu para uma ligeira mudança no nível da maré para todas as ilhas da província de Okinawa, desde a principal, Miyako e Ishigaki, além das outras mais próximas a Taiwan.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), 6 minutos depois ocorreu um outro de magnitude 6,0 a 10 quilômetros de profundidade.
Mais tarde, às 4h20 e às 4h28 (horário Japão), foram mais dois de magnitudes 5,0 e 4,9, respectivamente. Todos esses terremotos foram em locais bem próximos ao condado de Hualien.
Taiwan teve um desastre grave com o forte terremoto de magnitude 7,7 ocorrido em 3 de abril, o que causou 17 mortes. Como o solo não parou de tremer, é possível que esses de terça-feira sejam réplicas.
Fontes: NHK, AMJ e USGS