As imagens mostram crianças se divertindo nos brinquedos em uma praça e os adultos fazendo exercícios físicos nos aparelhos.
À primeira vista pode parecer algo normal providenciado pelas prefeituras para servir os residentes locais. Mas, os equipamentos lúdicos foram feitos a partir de armas de fogo confiscadas pela polícia.
De acordo com os dados de 2022 do Ministério das Relações Exteriores, o Peru tem uma alta incidência de roubos com armas de fogo, chegando à marca de 220 mil em um ano.
Por iniciativa do governo do Peru, as mais de 6 mil armas confiscadas dos delinquentes e bandidos, em 2022, incluindo pistolas, escopetas, revólveres, metralhadoras e outras, foram fundidas em um forno para obtenção de um metal precioso para a sociedade. Com isso, foi possível fabricar os brinquedos infantis e os aparelhos para os exercícios.
Uma das cidades beneficiadas foi Chimbote, que ganhou essas instalações em uma praça, beneficiando a comunidade local. A iniciativa foi estendida para outras cidades também.
Essa foi uma forma que o governo do Peru encontrou para que essas armas jamais voltem a circular na sociedade.
“Mesmo tendo uma escola aqui perto, sempre houve assaltos e intimidações. Acho bom que as armas usadas nos crimes tenham sido transformadas de uma forma diferente”, disse um estudante entrevistado.
Fontes: NTV e TV Peru