Foto ilustrativa do Prius da Toyota (reprodução)
A Toyota Motor informou na quarta-feira (17) que retoma a produção da linha número 1 da sua planta de Tsutsumi, cidade de Toyota (Aichi), a partir de quinta-feira (18). Essa linha que produz o Corolla e o Prius estava suspensa desde 4 deste mês.
Publicidade
O motivo da suspensão, anteriormente anunciado como atividade de confirmação de alguns processos produtivos, na realidade foi pela descoberta de peças fora da conformidade nas maçanetas das portas traseiras do carro Prius.
Por conta disso, a produção desse modelo continua suspensa e a Toyota Motor anunciou recall de 135.305 unidades para os reparos gratuitos, dos fabricados entre 24 de novembro de 2022 e 3 de abril deste ano.
As portas traseiras desse modelo têm travas elétricas, mas o desempenho à prova d’água é insuficiente. Por isso, durante a lavagem do carro há possibilidade de infiltração de água. Além disso, na pior das hipóteses, as portas traseiras podem se abrir enquanto o carro estiver em movimento.
Hiroyuki Ueda, Gerente Geral da Divisão de Relações Externas e Relações Públicas da Toyota, disse em coletiva de imprensa que se trata de um problema na qualidade do projeto e não de fraude.
Até que as peças de reposição fiquem prontas a produção continuará suspensa. Os clientes que aguardam a entrega dos carros Prius que já saíram da fábrica, a montadora informou que os entregará sem o fusível, o qual foi removido temporariamente.
Também suspendeu os pedidos nas concessionárias até que tudo volte à normalidade.
Para ver os números de chassis e os modelos toque aqui.
Fontes: divulgação, NetDenJd e NHK