Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ursos entram na lista de aves e animais designados para controle dos ataques históricos

| Sociedade

Essa decisão significa que os ursos poderão ser controlados pelas capturas, para evitar os ataques a humanos, especialmente em 2023, o pior da história.

Unigran Japan 2026
urso caca

Foto ilustrativa de um urso negro asiático (Public Domain Pictures)

Em resposta ao problema das frequentes vítimas humanas causadas pelos ataques de ursos, o Ministério do Meio Ambiente do Japão (ENV) anunciou na terça-feira (16), que esses animais silvestres foram adicionados à lista da fauna e animais designados, cujo número passará a ser controlado pelas capturas sistemáticas ou caça controlada.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os alvos são o urso-pardo que vive em Hokkaido e o urso negro asiático, visto em todo o país. Porém, esse último não é alvo na região Shikoku pois há risco de extinção.

Os governos de cada província poderão usar os subsídios nacionais para atividades como a captura e para as pesquisas populacionais.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O sistema de gestão designado é baseado na Lei de Proteção da Vida Selvagem e, até agora, tinha como alvos os cervos (shika) e javalis. A partir de agora, cada província procederá com contramedidas baseadas em seus próprios planos de captura dos ursos.

O ENV irá compilar os detalhes dos projetos elegíveis para subvenções até o outono, quando os danos causados ​​pelos ursos se tornarem graves.

Vítimas de ataque dos ursos, o pior da história 

De acordo com o ENV, 219 pessoas ficaram feridas em 19 províncias no ano de 2023, sendo que 6 delas perderam a vida. Esses números superam o ano anterior, de 158, considerado até então o pior da história.

Em novembro do ano passado, os governadores de Hokkaido, de Tohoku e de outras regiões solicitaram ao governo do país que designasse os ursos e que fornecesse apoio para contramedidas.

“Instamos as províncias a tomar medidas que não sejam tendenciosas para a caça dos ursos, mas de prevenir para impedir que apareçam nas áreas de convivência das pessoas”, declarou o ministro do ENV.

Fonte: Yomiuri


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo