Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Taiwan em alerta em meio ao exercício militar da China

| Ásia

O Comando do Teatro Oriental da China disse que conduziria um exercício militar em torno de Taiwan, das ilhas Kinmen e outras áreas por 2 dias até esta sexta-feira (24).

Unigran Japan 2026
exercio 24 mai 2024 destaque

Imagens publicadas pelo Comando do Teatro Oriental da China e na mídia social chinesa (NHK)

As forças armadas e a guarda costeira de Taiwan estão em alerta em meio ao exercício militar em curso da China perto da ilha autogovernada.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Comando do Teatro Oriental da China disse na quinta-feira (23) que conduziria um exercício militar em torno de Taiwan, das ilhas Kinmen e outras áreas por 2 dias até esta sexta-feira (24).

O exercício, disse o comando, envolveria uma patrulha por unidades militares como o exército, marinha, força aérea e de foguetes, acrescentando que também testariam suas capacidades conjuntas reais de combate.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O comando publicou um vídeo de 5 minutos na mídia social chinesa na noite de quinta-feira e disse que as imagens faziam parte do exercício.

Um porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho Estatal da China, Chen Binhua, emitiu uma declaração na noite de quinta-feira.

Chen disse que as medidas retaliatórias da China são dirigidas à atividade pró-independência em Taiwan e interferência por forças externas, mas nunca nos muitos compatriotas de Taiwan.

A administração do novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, que assumiu o posto na segunda-feira (21), se recusa a reconhecer o princípio “China única”.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que 49 aeronaves militares chinesas sobrevoaram perto de Taiwan entre a manhã e as 20h de quinta-feira.

O departamento superior também disse que aeronaves militares chinesas e embarcações se aproximaram da zona contígua de Taiwan.

Entretanto, o ministério acrescentou que as forças militares taiwanesas e a guarda costeira impediram que aeronaves e embarcações chinesas avançassem mais.

Enquanto isso, o governo japonês tem a intenção de trabalhar com os EUA e outros países para pedir à China que resolva de forma pacífica os problemas com Taiwan através de diálogo.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deve retransmitir a necessidade de um acordo pacífico ao premiê chinês Li Qiang se eles realizarem uma reunião bilateral na próxima semana.

Kishida, Li e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol devem realizar uma cúpula trilateral em Seul na segunda-feira (27).

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo