Segundo a empresa de meteorologia WeatherNews, uma área de baixa pressão com ar frio forte circula sobre o Mar do Japão, na manhã de quinta-feira (16).
Esse vórtice ciclônico se parece a um tufão, com ventos de velocidade instantânea de 25 metros por segundo ou de 90 quilômetros por hora em algumas áreas.
A pressão atmosférica central era de 1.006hPa às 18h de quarta-feira, mas mudou para 992hPa às 6h de quinta-feira, com uma queda de 14hPa em 12 horas.
À medida que a área de baixa pressão se desenvolve, esse vórtice ganha a aparência de um tufão, visto pelas imagens de satélite.
Na cidade de Akashi (Hyogo), foi registrada uma rajada de vento de 26,2 metros por segundo às 9h. Em algumas cidades de Kagoshima e em Hamada (Shimane), o registro foi de 26 metros por segundo.
Chuva e ventania em Tokai e Hokuriku
Além disso, está chovendo em algumas partes do oeste do Japão, nas regiões Tokai e Hokuriku. Mas essa área de baixa pressão deverá se mover lentamente para o leste à tarde, junto também a chuva.
Por isso, a região Tohoku é que deverá ficar sob a ventania e a chuva forte. As condições atmosféricas são extremamente instáveis e, além de chuvas fortes, há risco de trovoadas, granizo e rajadas de vento.
Mas os ventos fortes poderão se estender do Mar do Japão para o lado do Pacífico, afetando inclusive a costa de Kanto, com ventos de 20 a 25 metros por segundo.
Fonte: WeatherNews