‘Crise da Toyota’ é vista como repercussão da sequência de fraudes

O rescaldo da fraude nos 3 modelos da montadora parece ser a ‘crise da Toyota’, termo que já está sendo usado no meio econômico.

Bandeira da Toyota Motor (Nagoya TV)

Embora a Toyota Motor afirme que a questão da segurança dos veículos que ela fabrica não foi afetada, a sequência de fraudes no grupo Toyota, preocupa os acionistas, os fornecedores e também outros segmentos que lidam com carros. 

Publicidade

Além da paralisação das linhas dos 3 carros alvo de investigação em 2 plantas da região Tohoku, adiada até o fim de julho, mais a suspensão do lançamento do modelo de luxo, o Crown, previsto para julho, as notícias abalam o mercado. 

Fala-se inclusive na “crise da Toyota” (トヨタショック), embora não tenha sido a única montadora a ser investigada por fraude, pois tem a Mazda, Honda, Suzuki e Yamaha. 

O dono de uma revendedora de carros usados instalada em Nakagawa-ku, cidade de Nagoia (Aichi), disse que os preços dos veículos foram afetados com a questão da fraude da Toyota.

“Os preços no mercado de leilões flutuam em resposta às notícias como a suspensão da expedição ou da produção. Os preços estão com variações entre 5 e 10% dependendo do modelo”, explicou.

“É uma montadora na qual nossos clientes confiam, mas quando algo assim acontece, inevitavelmente sentem que foram traídos, por isso espero que façam melhorias e fortaleçam seus sistemas internos”, disse o dono de uma outra revenda de carros.

Uma empresa especializada no transporte de carros, não registrou grandes alterações nos volumes de transporte até o momento, uma vez que a maioria deles são usados, mas afirma que o impacto pode atrasar mas deverá vir.

O presidente da Chiyoda Byoura, fabricante com sede em Minato-ku, cidade de Nagoia, fornece parafusos usados nos motores, disse que “não podemos dizer que o impacto é zero”. A Toyota Motor planeja compensar antecipadamente os “fornecedores de nível 1” afetados pelo valor originalmente planejado, explicou. “Recebemos um documento dizendo que se tivermos alguma preocupação, podemos consultá-los. Acho que isso é tranquilizador”, relatou. Isso porque sua indústria é considerada fornecedora de nível 1. 

Não se sabe como estão ou ficariam os de níveis 2 e 3 da cadeia de fornecedores.

O governo está incentivando as montadoras a minimizar o impacto na economia. Por isso, a informação é de que a Toyota está pagando antecipadamente as peças dos fornecedores para não afetar o relacionamento com seus parceiros comerciais. A Mazda já anunciou que aumentará a produção de outros modelos de carros para compensar.

Contudo, juntamente com a economia, a confiança na indústria automobilística japonesa também precisa de ser restaurada.

Fontes: Nagoya TV, NTV, CBC TV e Tokai TV 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Substituição da diretoria da Toyota Motor, tônica da assembleia dos acionistas

Publicado em 19 de junho de 2024, em Economia

Em cerca de 2 horas de assembleia dos acionistas da Toyota, muitos da grande plateia queriam ouvir como a montadora vai lidar com essa sequência de fraudes no grupo.

Presidente da Toyota Motor, Koji Sato, na assembleia dos acionistas (Tokai TV)

Foi realizada a assembleia geral de acionistas da Toyota Motor na terça-feira (18) e o público (4.656 pessoas) presente queria saber como fica a questão da fraude de certificação da designação do modelo

Publicidade

A primeira repercussão foi a suspensão da fabricação dos 3 modelos de veículos, alvos dessa fraude, nas plantas de Miyagi Ohira e Iwate. No primeiro anúncio, a paralisação seria até o fim do mês de junho, mas foi prorrogada e é possível que continue além de julho.

Esse anúncio repercutiu nas redes sociais, pois muitos usuários questionaram “como fica meu pedido do Yaris Cross” ou outros modelos.

O impacto da paralisação da produção não se limita ao momento da entrega dos veículos.

O Nagoya Bank, que faz negócios com muitas empresas automotivas na província de Aichi, está atualmente perguntando aos fabricantes de peças sobre o impacto. Como as plantas que estão com as linhas de produção suspensas são da região Tohoku, “o impacto geral parece ser pequeno”, disse uma fonte, se referindo à região Tokai.

Toyoda na assembleia dos acionistas da Toyota

Logo no início, o presidente da montadora, Koji Sato, foi o primeiro a fazer uso do microfone e apresentar um pedido formal de desculpas por causa dessa fraude.

A Toyota Motor é a número 1 do mundo em vendas de automóveis, com vendas no ano fiscal de 2023 que passaram dos 45 trilhões de ienes e o lucro líquido de aproximadamente 5 trilhões de ienes. Com base nas fortes vendas, a Toyota anunciou resultados financeiros fortes sem precedentes em maio.

O que os acionistas queriam ouvir é sobre a fraude e como fica a Toyota no futuro, com explicações também do presidente do conselho, Akio Toyoda, neto do fundador dessa companhia, Kiichiro Toyoda.

Toyoda respondeu que, como responsável pelo grupo, irá “criar um local de trabalho onde cada indivíduo pudesse pensar e agir individualmente”. 

Mas, alguns criticaram Toyoda, dizendo que “os controles internos não estão funcionando corretamente”.

Pedidos para substituir Toyoda e Sato

Houve uma série de opiniões de uma empresa de consultoria de votação por procuração que assessora os acionistas, questionando a responsabilidade do presidente Toyoda em relação à governança e se opondo à sua recondução como presidente do conselho, incluindo uma para eleger novos diretores.

O presidente Sato concluiu dizendo: “Continuaremos a trabalhar diligentemente para fabricar automóveis como montadora, para que possamos continuar a satisfazer as expectativas”.

Segundo a imprensa, os milhares de acionistas presentes não saíram de lá “com suas preocupações 100% satisfeitas” com o que ouviram.

Fontes: Nagoya TV, Tokai TV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!