O governo chinês disse que está iniciando uma investigação sobre alegações de que caminhões de combustível foram usados para levar óleo de cozinha após transportarem substâncias tóxicas sem passarem por limpeza apropriada entre os carregamentos.
A controvérsia se espalhou online, visto que usuários da mídia social manifestaram preocupações com potencial contaminação alimentar.
Descobriu-se que caminhões usados para transportar combustível estavam levando produtos alimentícios, como óleo de cozinha e xarope, e não foram descontaminados corretamente, de acordo com a rede estatal de notícias Beijing News.
Dizem que transportar óleo de cozinha em caminhões de combustível contaminados era tão generalizado que foi considerado um “segredo aberto” na indústria, de acordo com um motorista citado pelo jornal.
A controvérsia se tornou um dos principais assuntos na mídia social chinesa nos últimos dias.
Muitos compararam a atual situação com o escândalo do leite de Sanlu em 2008, em que 300 mil crianças adoeceram e pelo menos 6 morreram após consumirem leite em pó contaminado com altos níveis da substância industrial melamina.
Na China, tanques não são limitados a qualquer tipo em particular de produto então eles podem, em teoria, transportar itens alimentícios diretamente após carregar óleos à base de carvão.
As alegações envolvem várias principais companhias chinesas incluindo uma subsidiária da estatal Sinograin e da Hopefull Grain and Oil Group.
O governo chinês disse que autoridades de segurança alimentar realizarão a investigação sobre as alegações.
Fonte: Yahoo News