Fenômeno do hikikomori é alvo de pesquisa de Mie para apoio às pessoas

O governo de Mie informou de sua iniciativa pioneira entre as províncias, para criar uma rede de apoio às pessoas hikikomori.

Pessoa no quarto (PM)

Hikikomori é considerado um fenômeno de isolamento social prolongado, grave e voluntário que afeta adolescentes e adultos. Essa palavra usada em todo o mundo é de origem japonesa (引きこもり) e a maioria das pessoas que se isola é do sexo masculino. Esse fenômeno desencadeia ou está associado a algum transtorno psiquiátrico.

Publicidade

Embora tenha sido descrito pela primeira vez no Japão, na década de 90, se estende a vários outros países da Ásia, como Coreia do Sul e Hong Kong, mas também para o ocidente. Em geral, os jovens se recusam a sair de seus quartos, não têm contato com o mundo externo, a não ser por meio das redes sociais, games ou o mundo virtual. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo governo japonês em 2022, o número de pessoas entre 15 e 64 anos que são hikikomori é estimado em 2%, ou 1,46 milhão. Há pais já idosos que cuidam do filho hikikomori por longos anos, o qual entra na terceira idade.

Nessa pesquisa, 21% das pessoas responderam que são hikikomori há 3 a 5 anos, com mais de metade delas respondendo “mais de 5 anos” Também foram encontrados casos com tendência de longa duração, com algumas pessoas respondendo “mais de 30 anos”.

O período da pandemia do coronavírus foi um gatilho para o hikikomori, com aumento desse fenômeno.

Governo de Mie quer fornecer apoio às pessoas hikikomori

Com base nesta pesquisa, estima-se que existam 20 mil pessoas na província de Mie que são hikikomori.

Em março de 2022, o governo de Mie formulou o primeiro plano de promoção do país especializado em relação ao fenômeno hikikomori e está trabalhando para melhorar o suporte com aconselhamento e criar uma rede de apoio abrangente.

O governador de Mie anunciou que fará uma pesquisa, entre 1.º e 31 de agosto, para compreender a real situação e as necessidades de apoio. Além do formulário em papel, pode respondê-lo online.

Durante o período da pesquisa, em 8 e 9 de agosto, serão realizados encontros sociais nas cidades de Yokkaichi e de Tsu, onde pessoas que vivenciaram o hikikomori poderão falar sobre suas experiências e com discussão entre os participantes.

Fontes: Mie TV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Batedor de bolsa continua agindo em Nagoia

Publicado em 26 de julho de 2024, em Sociedade

A polícia informou sobre mais uma ocorrência de bolsa subtraída em Nagoia e disse que o número aumentou.

Imagem de uma câmera de segurança de um caso ocorrido em 13 de julho (arquivo da CTV/NTV)

Segundo informações da polícia, pouco antes das 21h de quarta-feira (24), uma mulher de 67 anos caminhava com um conhecido na rua em Higashi Sakura, em Higashi-ku, na cidade de Nagoia (Aichi), quando alguém em uma motoneta furtou sua bolsa contendo cerca de 30 mil ienes em dinheiro. 

Publicidade

Quando sua bolsa foi subtraída, caiu e teve ferimento no cotovelo direito.

O ladrão que andava de motoneta fugiu do local e a polícia abriu mais uma investigação para procurar esse batedor de bolsa.

Desde o início de julho, foram registradas pelo menos 12 ocorrências como essa, em Higashi-ku, Chikusa-ku, Meito-ku e em outras áreas de Nagoia

Pode se tratar do mesmo batedor de bolsa, por isso, convém tomar cuidado ao andar na cidade de Nagoia, até que o ladrão seja algemado. 

Fonte: CTV/NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão