Na terça-feira (9), a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério da Administração Interna e Comunicações anunciou os números preliminares de pessoas que foram socorridas de ambulância em todo o país, com insolação. O total foi de 9.105 pessoas durante uma semana, no período de 1.º a 7 de julho.
Esse total mostra que foi 400% superior à semana anterior, de 24 a 30 de junho. O calor ficou mais intenso em todo o país no começo de julho e alguns desses pacientes morreram de insolação, no total de 19 vítimas de 14 províncias, incluindo Mie, Ehime e Oita.
O dia mais quente do ano foi 7 de julho, marcando temperatura de 40 graus Celsius na cidade de Shizuoka, mas também calor intenso em diversas outras localidades. Somente nesse dia, 2.173 pessoas foram socorridas de ambulância.
Foram confirmados 210 casos de doença grave que exigiram hospitalização por 3 semanas ou mais, e 3.038 casos de estado moderado que exigiram internação de curto prazo. Dos transportados, 5.378 pessoas tinham 65 anos ou mais, representando 59% do total. Os locais de ocorrência mais comuns foram residências (38%) e na rua (21%).
Por província, Tóquio teve o maior número de casos (907), seguida por Aichi (763) e Osaka (595).
A previsão indica que o clima quente e úmido continue em vasta área. A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres apela às pessoas para que tomem medidas para prevenir a insolação, tais como hidratar-se frequentemente e usar o ar-condicionado de forma adequada.
Fontes: ANN e Sankei