A chegada do verão nas regiões Tokai e Kanto-Koshin, depois do anúncio do fim da estação chuvosa, foi marcada por temperaturas elevadas.
Na quinta-feira (18) foi registrada máxima de 36,5 graus Celsius na cidade de Tajimi (Gifu), a mais elevada de todo o país. Não foi muito diferente em Ogaki (36,1ºC), cidade de Gifu e em Minokamo (35,8ºC).
Um anticiclone sobre o Pacífico é a causa desse calor, o qual pode se transformar em insuportável e perigoso, de sábado (20) até meados de agosto, podendo chegar a 40 graus Celsius.
Insolação não deve ser subestimada
O alerta de vigilância à insolação na área central do país é para as províncias de Aichi e Fukui na sexta-feira (19).
Somente na região Tokai, na quinta-feira, 70 pessoas foram socorridas pelas ambulâncias, com sintomas de insolação. Foram 28 em Aichi, 26 em Gifu e 16 em Mie.
Por volta das 11h30, um funcionário de uma drogaria na cidade de Suzuka (Mie) chamou o 119 porque viu um idoso dentro do carro ligado no estacionamento, o qual não respondia.
Quando a ambulância chegou, o homem de 72 anos, estava com parada cardiorrespiratória e foi levado imediatamente para o hospital, onde a morte foi confirmada. A causa foi por insolação.
Fontes: SBS, Tokai TV/FNN, Nagoya TV e Gifu Channel