Previsão de curso do 10.º tufão do ano (AMJ)
Na quinta-feira (29) o tufão de número 10, o Shanshan, está classificado como extremamente forte, com 935 hPa (quanto menor for o valor da pressão, mais forte será o tufão), e seu olho está a 40 quilômetros da cidade de Makurazaki (Kagoshima), se movendo de forma lenta (15 km/h), com sua área de tempestade cobrindo a região de Kyushu.
Publicidade
Como há forte possibilidade de ser classificado na categoria máxima, ou seja, um dos piores da história, tanto que várias mídias lembraram do Vera, o tufão de número 15, chamado também de Isewan, que assolou a região Tokai em 26 de setembro de 1959. O Vera causou a morte de 4.697 pessoas, 401 desapareceram e 38.921 ficaram feridas. Nessa ocasião, estava com 929 hPa.
Chuva pesada e rajadas de vento muito fortes
Formou-se um cinturão de chuva linear na província de Miyazaki, e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou “informações sobre chuvas fortes e significativas”. Além disso, os ventos estão aumentando em muitos lugares e é necessária uma vigilância rigorosa contra essas rajadas, ondas altas e tempestades, além da chuva, na região Kyushu.
À 0h de quinta-feira foi registrada uma rajada de vento de 50 m/s (180 km/h) em Makurazaki. Uma rajada dessas derruba postes e caminhão, por isso, requer atenção.
Mesmo que o olho do tufão esteja sobre Kyushu, está causando chuva em locais bem distantes, como na província de Shizuoka, por exemplo.
Tufão deverá se mover sobre o arquipélago
Área de chuva do tufão Shanshan (Tenki)
A previsão do curso do tufão Shanshan é de que se desloca em direção à Península de Kii, se aproximando às 3h de 1.º de setembro. Depois, deverá seguir em direção às regiões Tokai e Kanto, mas com menos potência, na faixa dos 994 hPa.
A previsão, além dos ventos fortes, é de chuva em ampla área, em 24 horas até a noite de quinta-feira:
- 600 mm no sul de Kyushu
- 500 mm no norte de Kyushu
- 400 mm em Shikoku
- 300 mm em Tokai
- 200 mm em Kinki
- 150 mm em Amami
- 100 mm em Chugoku
Fique atento aos noticiários sobre o tufão e também aos avisos e alertas das prefeituras.
Enquanto o 10.º tufão do ano se move, há um “ovo” no sul do Japão, o que requer atenção.
Fontes: NHK, AMJ, Tenki, WeatherNews e Wikipedia