O ministro da Justiça do Japão, Ryuji Koizumi concordou em ajudar a Ucrânia a combater corrupção.
Essa é uma questão urgente que precisa ser endereçada para que a Ucrânia garanta mais suporte da comunidade internacional.
Na segunda-feira (5), Koizumi se encontrou com o ministro da Justiça ucraniano, Denys Maliuska, e o promotor-geral, Andriy Kostin, durante uma visita a Kiev, capital ucraniana.
Corrupção disseminada entre funcionários do governo tem sido uma barreira para a Ucrânia garantir maior suporte internacional em sua luta contra a Rússia.
Durante as conversas, Koizumi e Maliuska assinaram um memorando de entendimento para cooperação no treinamento de pessoas em agências investigativas, assim como o desenvolvimento de legislação.
Maliuska agradeceu ao Japão por fornecer suporte econômico, diplomático e jurídico, dizendo que o país é um importante parceiro para a Ucrânia.
Koizumi disse que aprendeu com suas conversas junto a oficiais ucranianos que combater a corrupção é o desafio mais importante para a Ucrânia. Ele disse que o Japão está pronto para auxiliar a campanha anticorrupção e reforma jurídica do país.
O ministro japonês disse que a recuperação da nação depende de distribuição igualitária e transparente de fundos de reconstrução da comunidade internacional.
Fonte: NHK