A Nissan apresentou na terça-feira (6) o que ela chamou de “tinta fria” para manter as pessoas dentro dos veículos mais refrescadas, embora a cobertura seja 6 vezes mais grossa, tornando a comercialização um desafio.
O anúncio da companhia foi oportuno, ocorrendo quando o Japão está enfrentando temperaturas escaldantes.
A Nissan testou a tinta em veículos que circulam em torno do aeroporto de Haneda (Tóquio), onde há muitas áreas sem sombra que o tornam um bom lugar para avaliar a tecnologia.
Os veículos com pintura especial pareciam carros comuns, mas eram mais refrescantes ao toque.
A pintura refrescante reduziu a temperatura do teto dos carros em 12ºC e os interiores em 5ºC, de acordo com a Nissan.
Materiais frios já são amplamente usados em prédios e em outros itens. Carros com ambientes mais frescos podem reduzir o uso do ar-condicionado e aliviar os danos em decorrência do aquecimento de motores e baterias de veículos elétricos.
A Toyota Motor também está testando uma tinta que proporciona temperaturas mais baixas dentro dos veículos, focando em cores que retraem os raios solares.
A pintura refrescante da Nissan reflete os raios solares de uma forma melhor e também cria ondas eletromagnéticas que bloqueiam os raios, redirecionando energia para longe dos veículos.
A tinta da Nissan foi desenvolvida junto com a Radi-Cool of China, que criou um filme, tecido e cobertura que cortam o calor.
A empresa chinesa trabalha com várias outras companhias japonesas, oferecendo chapéus que dão a sensação de frescor e guarda-sóis.
Fonte: ABC News