A Tailândia detectou um caso de mpox em um homem europeu que chegou da África na semana passada e está aguardando resultados de testes para determinar a cepa, disse um funcionário do controle de doenças na quarta-feira (21).
Autoridades tailandesas estavam tratando o caso como se fosse a forma clado 1 da mpox, visto que a pessoa, um homem europeu de 66 anos com residência na Tailândia, havia chegado em 14 de agosto de um país africano onde a doença está se espalhando, disse o diretor-geral do Departamento de Controle de Doenças, Thongchai Keeratihattayakorn, à agência Reuters.
Thongchai disse que o homem foi submetido a um teste para determinar se o caso foi de uma variante clado 1, com o resultado esperado até esta sexta-feira (23).
Autoridades também estão monitorando 43 pessoas no país que podem ter tido contato com o paciente, disse ele.
O diretor-geral não nomeou o país africano onde o paciente esteve. Ele disse que o homem havia transitado em um país no Oriente Médio, o qual ele também não nomeou, antes de viajar para a Tailândia.
A Tailândia detectou 800 casos da cepa clado 2 da mpox desde 2022, mas até agora não detectou um caso das variantes clado 1 e clado 1b.
Fonte: Yomiuri