
Companhias japonesas intensificam ações para introduzir veículos autônomos no aeroporto de Haneda (banco de imagens)
Empresas japonesas estão intensificando suas ações para introduzir veículos autônomos no aeroporto de Haneda (Tóquio), um centro de transporte tanto para viajantes domésticos como internacionais, e em sua área próxima.
Na Haneda Innovation City, um complexo comercial e de negócios perto do aeroporto, ônibus autônomos de nível 4 – veículos completamente automatizados sob certas condições – transportarão pessoas dentro das premissas gratuitamente.
O veículo que comporta 11 passageiros vai operar em uma rota de 800m a uma velocidade máxima de 12Km/h, com suas condições monitoradas remotamente.
O projeto envolve a Boldly Inc, uma subsidiária de SoftBank que é especializada em condução autônoma, e a contratante geral Kajima Corp., uma das companhias que opera o complexo.
Operadoras de ônibus se tornaram as primeiras no setor privado a obter aprovação de autoridades para oferecer um serviço público usando um veículo de nível 4 em abril.
A 2 empresas têm planos de introduzir veículos de condução autônoma ligando o complexo e o aeroporto em uma viagem de ida e volta de 3.9Km em 2026.
O Japão enfrenta uma escassez de trabalho aguda e o setor de transportes é um dos mais afetados.
O governo está promovendo o uso de veículos sem condutor para lidar com a falta de motoristas.
Fonte: Japan Today