China alerta para retaliação econômica severa contra o Japão

Segundo o site Bloomberg, a China alertou sobre retaliação econômica severa contra o Japão se o país restringir ainda mais as vendas e manutenção de equipamentos de fabricação de chips a empresas chinesas,

O Japão começou a restringir em julho exportações de 23 tipos de equipamentos de fabricação de semicondutores (ilustrativa/banco de imagens)

A China alertou sobre retaliação econômica severa contra o Japão se o país restringir ainda mais as vendas e manutenção de equipamentos de fabricação de chips a empresas chinesas, divulgou o site Bloomberg na segunda-feira (2), citando pessoas com conhecimento do assunto.

Publicidade

A Toyota Motor disse de forma privada a responsáveis japoneses que Pequim poderia reagir aos controles ao cortar o acesso do Japão a minerais necessários para produção automotiva, disse a reportagem.

Vários responsáveis chineses haviam apontado repetidamente a posição aos seus homólogos japoneses em reuniões recentes, acrescentou a reportagem.

O Ministério de Relações Exteriores da China disse que o país sempre foi firmemente contrário à “interrupção artificial” de produção global e estabilidade da rede de fornecimento, politização de cooperação econômica normal e comercial e bloqueios tecnológicos contra a China.

“A China sempre esteve comprometida em manter a segurança e estabilidade da produção global e rede de fornecimento, e sempre implementou medidas de controle de exportação razoáveis e não discriminatórias”, disse o porta-voz Mao Ning, quando questionado por um comentário em uma coletiva de imprensa regular.

Um porta-voz da Toyota disse que a montadora estava constantemente considerando as melhores estratégias de obtenção, não limitada a recursos minerais, para atender às demandas de seus clientes.

O Japão começou a restringir em julho exportações de 23 tipos de equipamentos de fabricação de semicondutores, alinhando sua tecnologia de controles comerciais com uma pressão dos EUA para cortar a habilidade da China de produzir chips avançados.

Fonte: Arab News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão vai estabilizar centro de pesquisa de chips com a Intel

Publicado em 3 de setembro de 2024, em Sociedade

A fabricante dos EUA Intel oferecerá conhecimento na produção de chips à nova instalação, que será operada pelo Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada do Japão.

A Intel oferecerá conhecimento em fabricação de semicondutores usando tecnologia EUV (banco de imagens)

A fabricante de chips dos EUA Intel e um instituto de pesquisa japonês construirão um centro de pesquisa e desenvolvimento no arquipélago para tecnologia de fabricação de semicondutores de ponta a fim de aumentar as indústrias de produção de equipamentos e materiais de chips do país, onde o Japão tem forças.

Publicidade

A nova instalação, a ser construída em 3 a 5 anos, terá equipamento de litografia ultravioleta extrema (EUV).

Fabricantes de equipamentos e empresas de materiais pagarão uma taxa para usar a instalação para prototipagem e teste.

Esse será o primeiro centro no Japão onde membros da indústria poderão fazer uso conjunto de equipamento EUV.

O Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada do Japão (AIST), que funciona sob o comando do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, vai operar a instalação, enquanto a Intel oferecerá conhecimento em fabricação de semicondutores usando tecnologia EUV.

O investimento total no centro deve chegar a centenas de milhões de dólares.

A EUV é uma tecnologia essencial para fabricação de semicondutores a uma escala de 5 nanômetros ou abaixo. Isso se refere ao número de nanômetros – bilionésimos de um metro – entre transístores em um chip.

Quanto menor o número, mais transístores podem ser comprimidos em um chip, elevando o poder de computação.

Equipamento de EUV custa mais de ¥40 bilhões (US$273 milhões) por unidade, um investimento que é difícil de ser feito por fornecedores de materiais e equipamentos por conta.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão