China diz que está ‘extremamente vigilante’ após navio japonês passar pelo Estreito de Taiwan

A China disse que havia apresentado um protesto junto a Tóquio após um navio de guerra japonês ter navegado pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez.

Pequim confirmou que suas forças militares haviam respondido ‘às atividades de um navio da Força de Autodefesa japonês entrando no Estreito de Taiwan’ (banco de imagens)

A China disse na quinta-feira (26) que estava “extremamente vigilante” e que havia apresentado um protesto junto a Tóquio após um navio de guerra japonês ter navegado pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez.

Publicidade

O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshimasa Hayashi, se negou a comentar sobre os relatos em uma coletiva de imprensa porque eles diziam respeito a operações militares.

Entretanto, Pequim confirmou que suas forças militares haviam respondido “às atividades de um navio da Força de Autodefesa japonês entrando no Estreito de Taiwan”.

“A China está extremamente vigilante sobre as intenções políticas das ações do Japão e apresentou representações austeras junto ao Japão”, disse o porta-voz do Ministro de Relações Exteriores, Lin Jian.

Os EUA e seus aliados estão cada vez mais atravessando o Estreito de Taiwan de 180Km para reforçar seu status como via navegável internacional, enfurecendo a China.

O destroier Sazanami fez a passagem sem precedentes na quarta-feira (25), divulgaram várias mídias japonesas.

Na semana passada, o porta-aviões Liaoning da China passou entre 2 ilhas japonesas perto de Taiwan pela primeira vez, acompanhado de 2 destróieres.

As embarcações entraram na zona contígua do Japão – uma área de até 24 milhas náuticas da costa do país – disse Tóquio, chamando o incidente de “totalmente inaceitável”. A China disse que cumpriu com a lei internacional.

Isso seguiu a primeira incursão confirmada no espaço aéreo japonês por uma aeronave de vigilância chinesa em agosto.

O jornal Yomiuri, citando fontes não nomeadas do governo, disse que o primeiro-ministro Fumio Kishida havia ordenado a jornada pelo Estreito de Taiwan na quarta-feira com a preocupação de que não fazer nada após as intrusões da China poderia encorajar Pequim a tomar ações mais agressivas.

Pequim, que diz que a democrática Taiwan faz parte de seu território, reivindica jurisdição pelo corpo de água que separa a ilha da China.

Entretanto, os EUA e muitos outros países argumentam que suas jornadas pelo estreito são de rotina, citando liberdade de navegação.

Fonte: Manila Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como evitar acidentes e incêndio ao usar forno de micro-ondas e cooktop de indução

Publicado em 27 de setembro de 2024, em Moradia

O número de acidentes na cozinha que resultaram em incêndio são elevados, já que esses eletrodomésticos foram feitos para facilitar a vida.

Fritura no cooktop de indução IH causa incêndio (NITE via NHK)

À medida que os métodos de cozimento rápidos e mais fáceis se tornam populares, o Instituto Nacional de Tecnologia de Avaliação de Produtos do Japão (NITE) informou que ocorrem acidentes causados por eletrodomésticos como o forno de micro-ondas e o cooktop de indução IH.

Publicidade

Segundo o NITE, ocorreram 494 acidentes envolvendo o uso de eletrodomésticos de cozinha nos 5 anos até 2023, dos quais 369 resultaram em incêndios.

Os fornos de micro-ondas foram os responsáveis ​​pelo maior número de acidentes, com 149, seguidos pelos cooktops de indução (IH), com 89. Relatou que  44% dos acidentes foram relacionados ao descuido ou uso incorreto dos usuários.

Os exemplos reais citados pelo NITE são:

  • Acidente em que um recipiente que não pode ir ao forno de micro-ondas foi aquecido e explodiu
  • Cozinhar no cooktop IH, com pouca quantidade de óleo, mas se afasta da cozinha sem regular a temperatura adequada, achando que como não há chama como no fogão a gás, e que causou incêndios e queimaduras  

O NITE afirma que muitos acidentes envolvendo esses eletrodomésticos de cozinha poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem lido as instruções do manual e da embalagem do produto.

Com a finalidade de reduzir riscos e evitar acidentes, o NITE faz as seguintes recomendações:

  1. No forno de micro-ondas, não aquecer comida em recipientes de metal, como copo de macarrão instantâneo, não usar papel alumínio e tampouco porcelana com borda dourada ou prateada
  2. Ao fritar alimentos na panela ou frigideira respeite a quantidade de óleo 
  3. Seja no fogão a gás ou no cooktop de indução, jamais se deve sair da cozinha enquanto prepara os alimentos 

Copo de cup lámen no forno de micro-ondas (NITE via NHK)

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão