Como evitar acidentes e incêndio ao usar forno de micro-ondas e cooktop de indução

O número de acidentes na cozinha que resultaram em incêndio são elevados, já que esses eletrodomésticos foram feitos para facilitar a vida.

Fritura no cooktop de indução IH causa incêndio (NITE via NHK)

À medida que os métodos de cozimento rápidos e mais fáceis se tornam populares, o Instituto Nacional de Tecnologia de Avaliação de Produtos do Japão (NITE) informou que ocorrem acidentes causados por eletrodomésticos como o forno de micro-ondas e o cooktop de indução IH.

Publicidade

Segundo o NITE, ocorreram 494 acidentes envolvendo o uso de eletrodomésticos de cozinha nos 5 anos até 2023, dos quais 369 resultaram em incêndios.

Os fornos de micro-ondas foram os responsáveis ​​pelo maior número de acidentes, com 149, seguidos pelos cooktops de indução (IH), com 89. Relatou que  44% dos acidentes foram relacionados ao descuido ou uso incorreto dos usuários.

Os exemplos reais citados pelo NITE são:

  • Acidente em que um recipiente que não pode ir ao forno de micro-ondas foi aquecido e explodiu
  • Cozinhar no cooktop IH, com pouca quantidade de óleo, mas se afasta da cozinha sem regular a temperatura adequada, achando que como não há chama como no fogão a gás, e que causou incêndios e queimaduras  

O NITE afirma que muitos acidentes envolvendo esses eletrodomésticos de cozinha poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem lido as instruções do manual e da embalagem do produto.

Com a finalidade de reduzir riscos e evitar acidentes, o NITE faz as seguintes recomendações:

  1. No forno de micro-ondas, não aquecer comida em recipientes de metal, como copo de macarrão instantâneo, não usar papel alumínio e tampouco porcelana com borda dourada ou prateada
  2. Ao fritar alimentos na panela ou frigideira respeite a quantidade de óleo 
  3. Seja no fogão a gás ou no cooktop de indução, jamais se deve sair da cozinha enquanto prepara os alimentos 

Copo de cup lámen no forno de micro-ondas (NITE via NHK)

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ao menos 46 pessoas, a maioria crianças, morrem afogadas durante festival na Índia

Publicado em 27 de setembro de 2024, em Ásia

Os afogamentos ocorreram no estado de Bihar, enquanto devotos marcavam o festival hindu Jitiya Parv, observado por mães pelo bem-estar de seus filhos.

Observação do Jitiya na margem do Rio Ganges, Kolkata (Wikimedia Commons/Biswarup Ganguly)

Pelo menos 46 pessoas, incluindo 37 crianças, morreram afogadas ao celebrar um festival hindu no leste da Índia, disse um funcionário do governo à agência de notícias AFP na quinta-feira (26).

Publicidade

As vítimas se afogaram em incidentes separados no estado de Bihar enquanto se banhavam ritualmente em rios e lagos, cujos volumes de água aumentaram devido a uma recente inundação, disse um funcionário do Departamento de Gestão de Desastres de Bihar à AFP.

“Pessoas ignoraram níveis perigosos de água em rios, assim como lagos, enquanto se banhavam para celebrar esse festival”, disse o funcionário, o qual pediu anonimato porque ele não tinha autorização para falar com a mídia.

Os afogamentos ocorreram desde a terça-feira (24) em 15 distritos do estado de Bihar enquanto devotos marcavam o festival hindu Jitiya Parv, observado por mães pelo bem-estar de seus filhos.

Autoridades ainda estão trabalhando para recuperar outros 3 corpos, disse o funcionário.

O Jitiya Parv é realizado por vários dias e também é observado nos estados vizinhos de Uttar Pradesh e Jharkhand, e em partes das planícies sul do Nepal.

O governo do estado de Bihar anunciou compensação para cada uma das famílias das vítimas, disse o funcionário do governo.

A Índia é afetada por chuvas torrenciais e inundações repentinas a cada ano durante a estação de monções entre junho e setembro.

A monção é vital para a agricultura e, portanto, para as vidas de milhões de agricultores.

Contudo, ela também é responsável pela destruição disseminada a cada ano na forma de deslizamentos e inundações que matam centenas de pessoas por todo o sul da Ásia.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão