Foto ilustrativa de maquiagem na área dos olhos (PM)
Sabia que mais de 90% dos pacientes que visitam uma clínica de oftalmologia em Tóquio têm ácaros nos cílios?
Publicidade
Trata-se do Demodex folliculorum, também conhecidos como ácaros dos cílios, os quais vivem nos poros dos cílios e se alimentam das glândulas sebáceas, causando problemas oftalmológicos. Em geral, em cada cílio, a pessoa pode ter 3 ácaros de 0,4 mm, mas é praticamente invisível a olho nu.
Ácaro dos cílios em imagem de microscópio (cedida pela Minami Aoyama Clinic para a JNN)
Esses ácaros estão presentes em grande número no rosto das pessoas saudáveis e em um estudo de 2023, quando um oftalmologista analisou os cílios dos pacientes, foram encontrados Demodex folliculorum em 94% deles.
Falta de higiene da área dos olhos
Os pontos em azul claro são os ácaros dos cílios, grudados desde a raiz (JNN)
Os ácaros dos cílios deveriam ser aliados, pois normalmente se alimentam de bactérias e sebo da pele para mantê-la saudável. No entanto, quando a pele se torna anti-higiênica e o excesso de sebo é secretado como alimento, ocorre um crescimento anormal. Isso pode levar a vários problemas oculares, como sintomas alérgicos e olhos secos.
“Ao examinar um paciente sob um microscópio, tudo o que podemos ver é que algo parecido com óleo se acumulou na base dos cílios, quando encontrarei ácaros”, explicou a diretora de Oftalmologia Tachi, Naoko Tate.
Olhos secos são um dos sintomas
Segundo ela, quando os ácaros dos cílios se reproduzem de forma anormal, aparecem vários sintomas que podem ser facilmente confundidos com polinose ou febre do feno (kafunsho). Ou seja, sintomas como coceira, ardor e outros.
Dentro das pálpebras, existem glândulas meibomianas que secretam gordura para estabilizar as lágrimas que cobrem o globo ocular. Quando as glândulas meibomianas ficam obstruídas, as lágrimas ficam instáveis, causando olhos secos.
Existem muitas causas possíveis para o entupimento das glândulas meibomianas, incluindo o envelhecimento do paciente, piscar insuficiente e bactérias, mas acredita-se que os ácaros dos cílios também sejam uma delas.
Os olhos secos podem causar várias inflamações, como danos à superfície dos olhos e aumento da suscetibilidade a infecções como vírus.
“No caso da polinose, usamos colírios antialérgicos e, se os sintomas forem graves, esteróides e anti-inflamatórios são usados juntos”, disse a oftalmologista.
O que causa aumento dos ácaros dos cílios
Extensão dos cílios (PM)
Segundo ela, um dos problemas é a higiene das pálpebras. “Hoje em dia, algumas pessoas colocam maquiagem até a borda das pálpebras e muitas vezes não a removem apropriadamente”, pontua.
Outro problema é o uso de extensão dos cílios, diz a médica. Como têm medo que caiam, não lavam os cílios adequadamente, o que facilita o aumento dos ácaros.
Além disso, aponta que os produtos de maquiagem velha (sombra, lápis para delinear, delineador, máscara para cílios e outros), os pincéis e esponjinhas de maquiagem pouco higiênicos são um terreno fértil para o aumento no número de ácaros dos cílios.
Pincéis bem higienizados e maquiagem nova (PM)
Como fazer a higienização da área dos olhos
“Hoje em dia, existem vários dispositivos de aquecimento disponíveis. Use-os para aquecer as pálpebras. O aquecimento tem o efeito de derreter a gordura endurecida e torná-la mais fácil de liberar”, recomenda a oftalmologista.
Também recomenda usar uma toalha úmida e quente em um saco; nesse caso, aquecê-la entre 40 e 45 graus Celsius e deixá-la sobre os olhos fechados por pelo menos 5 minutos, o que é muito eficaz.
Depois de aquecer os olhos, a médica recomenda lavar essa área com uma massagem suave para remover completamente a maquiagem e a sujeira. Isso vale tanto para os homens quanto para as mulheres.
O número de Demodex folliculorum cresce rapidamente quando se obstrui os poros onde há sebo com restos de maquiagem ou falta de higiene, por isso, é importante manter a área dos olhos e os cílios sempre limpos.
Área dos olhos sempre limpas (PM)
Fonte: JNN