Um homem na cidade de Asakura (Fukuoka), fez denúncia na polícia por ter perdido 160 milhões de ienes, enviados para uma suposta estrangeira, segundo informação de segunda-feira (18).
De acordo com a polícia, em abril deste ano, um homem na casa dos 60 anos começou a trocar mensagens na plataforma LINE com uma pessoa que afirmava ser chinesa na faixa dos 20 anos.
“Minha família me ensinou sobre investimentos e estou tendo bons rendimentos. Que tal tentar?” teria dito a suposta estrangeira. Depois de transferir 100 mil ienes para uma conta designada por essa pessoa, de fato obteve bons rendimentos. Então, resolveu transferir mais, um valor equivalente a 68,8 milhões de ienes em criptoativos.
Depois, este mês, quando o homem tentou fazer o saque com os rendimentos foi informado que “você precisa pagar impostos primeiro”. Assim, enviou o equivalente a 32 milhões de ienes, em 4 vezes, igualmente em criptoativos.
Além disso, foi informado de que precisaria de um depósito caução para sacar o dinheiro e, em 15 deste mês, transferiu mais 60 milhões de ienes em espécie para a conta especificada.
Posteriormente, o homem ficou desconfiado por não conseguir sacar dinheiro, então foi até a Delegacia de Polícia de Hita (Oita), no mesmo dia da última transferência, quando soube que foi vítima de um golpe.
Segundo a polícia, esse foi o maior dano já causado por um caso de golpe através da rede social na província de Oita.
A polícia recomenda muita atenção em relação às pessoas que conhece através das redes sociais para não cair nos golpes do amor ou do investimento. Pede que sempre consulte as pessoas ao seu redor ou a polícia antes de fazer qualquer envio de dinheiro.
Fonte: NHK