O Uber Eats, um grande serviço online de entrega, anunciou em 13 de novembro que começaria suas entregas com robôs em áreas selecionadas de Osaka com início no dia 14.
Esse serviço, que faz uso de robôs autônomos conduzidos por inteligência artificial, visa endereçar a escassez de mão de obra na área de entregas.
De acordo com o Uber Eats, os robôs operam a uma velocidade máxima de 5,4Km/h, detectando objetos com câmeras acopladas e parando automaticamente quando necessário.
Eles também são equipados com uma função que para em travessias de pedestres, permitindo que operadores verifiquem sinais remotamente antes de proceder.
Ao fazer um pedido, clientes podem escolher entre entrega por robô ou humano se um robô estiver disponível.
Custos de entrega continuam os mesmos para ambas as opções. Entretanto, como robôs não podem entrar em prédios, os clientes devem coletar seus pedidos no lado de fora.
No setor de logística, escassez de trabalhadores para entregas de “último quilômetro” onde produtos são levados diretamente aos consumidores, tornaram-se uma questão social urgente.
Para ajudar a endereçar isso, o Japão alterou sua Lei de Tráfego em Rodovias em abril do ano passado para permitir que robôs de entrega operem em vias públicas.
Esse uso de robôs de entrega em Osaka é o segundo da Uber Eats a nível nacional, após o programa piloto em Tóquio.
Particularmente, o lançamento em Osaka inclui a primeira autorização já registrada para entregas por robôs feitas à noite.
Fonte: News on Japan