Gastos com viagens domésticas de fim de ano podem alcançar recorde

Cerca de 28 milhões de pessoas estão planejando uma viagem doméstica envolvendo pelo menos uma estada em hotel entre 23 de dezembro e 3 de janeiro.

alfainter

A JTB projeta que o gasto médio por viajante aumentará 4,9% ante o ano anterior, totalizando ¥43 mil (ilustrativa/banco de imagens)

Uma importante agência de viagens japonesa está prevendo que gastos por viajantes domésticos durante o feriado iminente alcançará um recorde.

Publicidade

Ela diz que a principal razão para isso é o custo mais alto com acomodações.

A JTB diz que estimadas 28 milhões de pessoas estão planejando uma viagem doméstica envolvendo pelo menos uma estada em hotel entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, o mesmo nível de 1 ano atrás.

A agência de viagens diz que o número não deve aumentar porque os orçamentos das famílias estão apertados e as pessoas estão preocupadas com  o futuro.

A JTB projeta que o gasto médio por viajante aumentará 4,9% ante o ano anterior, totalizando ¥43 mil.

Isso é mais alto desde que ela começou a rastrear tais dados em 1996.

A companhia aponta para um aumento de valores em acomodações em meio a um crescimento no número de visitantes estrangeiros e escassez de mão de obra.

Ela também diz que muitos viajantes estão planejando estadas mais longas de férias porque os dias de feriado de Ano Novo precedem imediatamente um fim de semana.

A JTB diz que 520 mil pessoas estão planejando viagens ao exterior, alta de 13% ante o ano anterior. Entretanto, isso ainda é cerca de 60% do número pré-pandemia de 5 anos atrás.

Representantes da JTB dizem que as atitudes das pessoas em relação a hobbies e viagens se tornaram polarizadas, com algumas escolhendo gastar mais e outras apertando seus bolsos.

Eles também dizem que algumas pessoas estão escolhendo tirar férias em períodos menos movimentados para evitar aglomeração.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Empregos no Japão abril - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Izumo oferecerá refeições especiais à mãe brasileira que dá à luz no hospital

Publicado em 11 de dezembro de 2024, em Comunidade, Sociedade

Com o aumento de trabalhadores brasileiros em Izumo, o hospital preparou um cardápio especial para as brasileiras que fazem o parto.

Bandeja com a refeição especial para a mãe brasileira no pós-parto (TSK)

Estão aumentando as maternidades e hospitais que oferecem uma bela e nutritiva refeição para celebrar o nascimento do bebê. Com o aumento dos residentes brasileiros na cidade de Izumo (Shimane), foi tomada a iniciativa de proporcionar o mesmo às mamães verde amarelas, no hospital municipal.

Publicidade

Foi feita a apresentação e degustação da refeição comemorativa. 

O Hospital Central da Prefeitura de Izumo concluiu a refeição comemorativa, incorporando temperos da culinária brasileira. Anteriormente, só estava disponível a comida japonesa, mas para incentivar a mãe brasileira na criação do seu filho recém-chegado, em um país diferente, foram preparados pratos de forma que a agrade.

Está previsto para ser oferecido às brasileiras que dão à luz no hospital a partir de fevereiro do próximo ano, mas também para as de outras nacionalidades.   

Brasileiras que fazem parto no hospital representam 10% do total

O número de mulheres que deram à luz no hospital foi de 1.074 no ano de 2012, mas diminuiu para 589 no ano de 2023. Por outro lado, na cidade de Izumo, o número de brasileiros que trabalham para empresas do Murata Manufacturing está aumentando.

Assim, vem aumentando o número de mães brasileiras que dão à luz no hospital municipal. No período de 2020 a 2022 foram de 21 a 32 e no ano passado foram 55, representando cerca de 10% do total de mães.   

Iniciativa do hospital em parceria com uma brasileira

O hospital está revendo suas refeições e lanches como parte da iniciativa “Come on Baby Working” criada pela equipe desde 2020 para se tornar uma instituição escolhida pelas gestantes e com alto nível de satisfação.

Este ano, o foco foi na culinária brasileira e foram feitas melhorias com o aconselhamento da professora de inglês e chef brasileira Georgia Pires, de 28 anos.

Acolhimento para as mães brasileiras

Georgia ao centro, à esq. o marido Thiago Kanagushiku, e à dir. Mikiko Takano, da gestão nutricional do hospital com os pratos prontos (Yomiuri)

Segundo Georgia, muitas pessoas no Brasil se preocupam com a alimentação hospitalar no Japão porque são orientadas a não comer frutos do mar ou carne de porco durante a gravidez, no pós-parto ou após a cirurgia. O açúcar também não é usado na culinária nesse período.

Os pratos apresentados no mesmo hospital na segunda-feira (9) foram o ratatouille, um clássico da culinária francesa provençal, à base de hortaliças como tomate, berinjela e pimentão, para ser saboreado com um hambúrguer suculento. Não poderia faltar o feijão e o estrogonofe de frango. O toque está no tempero, com alho, cebola e sal para agradar ao paladar das brasileiras.  

Depois que a chefe do departamento de gestão nutricional do hospital, Mikiko Takano, apresentou os pratos à conselheira brasileira para prová-los, a resposta não poderia ter sido melhor. “É aromatizado com os sabores que a mãe faz, por isso não parece estranho e é delicioso. Acho que elas podem dar à luz com segurança em Izumo”, opinou.

“O número de brasileiras que dão à luz está aumentando e queremos ter certeza de que as refeições comemorativas tivessem os sabores de seu país de origem e que saboreiem devagar, sentindo-se acolhidas”, disse Mikiko.

Fontes: TSK e Yomiuri

.
Fujiarte - Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Apartamentos para alugar no Japão