Estão aumentando as maternidades e hospitais que oferecem uma bela e nutritiva refeição para celebrar o nascimento do bebê. Com o aumento dos residentes brasileiros na cidade de Izumo (Shimane), foi tomada a iniciativa de proporcionar o mesmo às mamães verde amarelas, no hospital municipal.
Foi feita a apresentação e degustação da refeição comemorativa.
O Hospital Central da Prefeitura de Izumo concluiu a refeição comemorativa, incorporando temperos da culinária brasileira. Anteriormente, só estava disponível a comida japonesa, mas para incentivar a mãe brasileira na criação do seu filho recém-chegado, em um país diferente, foram preparados pratos de forma que a agrade.
Está previsto para ser oferecido às brasileiras que dão à luz no hospital a partir de fevereiro do próximo ano, mas também para as de outras nacionalidades.
Brasileiras que fazem parto no hospital representam 10% do total
O número de mulheres que deram à luz no hospital foi de 1.074 no ano de 2012, mas diminuiu para 589 no ano de 2023. Por outro lado, na cidade de Izumo, o número de brasileiros que trabalham para empresas do Murata Manufacturing está aumentando.
Assim, vem aumentando o número de mães brasileiras que dão à luz no hospital municipal. No período de 2020 a 2022 foram de 21 a 32 e no ano passado foram 55, representando cerca de 10% do total de mães.
Iniciativa do hospital em parceria com uma brasileira
O hospital está revendo suas refeições e lanches como parte da iniciativa “Come on Baby Working” criada pela equipe desde 2020 para se tornar uma instituição escolhida pelas gestantes e com alto nível de satisfação.
Este ano, o foco foi na culinária brasileira e foram feitas melhorias com o aconselhamento da professora de inglês e chef brasileira Georgia Pires, de 28 anos.
Acolhimento para as mães brasileiras
Segundo Georgia, muitas pessoas no Brasil se preocupam com a alimentação hospitalar no Japão porque são orientadas a não comer frutos do mar ou carne de porco durante a gravidez, no pós-parto ou após a cirurgia. O açúcar também não é usado na culinária nesse período.
Os pratos apresentados no mesmo hospital na segunda-feira (9) foram o ratatouille, um clássico da culinária francesa provençal, à base de hortaliças como tomate, berinjela e pimentão, para ser saboreado com um hambúrguer suculento. Não poderia faltar o feijão e o estrogonofe de frango. O toque está no tempero, com alho, cebola e sal para agradar ao paladar das brasileiras.
Depois que a chefe do departamento de gestão nutricional do hospital, Mikiko Takano, apresentou os pratos à conselheira brasileira para prová-los, a resposta não poderia ter sido melhor. “É aromatizado com os sabores que a mãe faz, por isso não parece estranho e é delicioso. Acho que elas podem dar à luz com segurança em Izumo”, opinou.
“O número de brasileiras que dão à luz está aumentando e queremos ter certeza de que as refeições comemorativas tivessem os sabores de seu país de origem e que saboreiem devagar, sentindo-se acolhidas”, disse Mikiko.
Fontes: TSK e Yomiuri