A eletricidade estática, que pode ser um incômodo no inverno seco do Japão, também pode causar problemas inesperados.
Em janeiro de 2019, um homem tinha acabado de reabastecer sua moto em um posto de gasolina na cidade de Susono (Shizuoka), quando um incêndio começou repentinamente perto do tanque de combustível. Câmeras de segurança capturaram como as chamas se espalharam rapidamente.
O assento da moto pegou fogo, mas os funcionários do posto que correram para o local extinguiram rapidamente as chamas e não houve feridos.
A polícia diz que a eletricidade estática pode ter iniciado fogo no tanque de gasolina.
Em dezembro passado, ocorreu um incêndio em Aichi que parece ter sido causado por eletricidade estática.
De acordo com o corpo de bombeiros, um homem de 60 anos começou a reabastecer seu carro em um posto de gasolina self-service na cidade de Toyohashi e, cerca de um minuto depois, chamas se formaram perto do tanque de gasolina.
Não houve feridos, mas parte do carro foi queimado.
Recomendação das autoridades
Costuma-se dizer que é mais provável que a eletricidade estática ocorra quando a umidade está abaixo de 40%. Na época do acidente de Toyohashi descrito acima, o ar na cidade estava seco e a umidade era de 37,5%.
Durante o período de inverno no Japão, em que a umidade costuma estar sempre baixa, é preciso cuidados ao abastecer para evitar incêndios.
O corpo de bombeiros recomenda que as pessoas toquem firmemente no local de remoção de eletricidade estática que há perto das bombas de combustível antes de abastecer o veículo.
Recomenda-se que todos descarreguem a eletricidade estática para proceder o abastecimento com segurança.
Fonte: NTV