Nos dias frios do inverno japonês, nada mais confortável do que usar casacos leves de plumas de ganso, meias e botas. Mas, há outro item indispensável que ajuda as pessoas a sentir mais conforto, o kairo.
Esse incrível aquecedor descartável, vendido nas farmácias e supermercados do Japão, é feito basicamente de pó de ferro, água, carvão ativado, agente de retenção de água e sal. Esses ingredientes são misturados e colocados em um saco de TNT.
O efeito do aquecedor kairo depende do tamanho, da marca e de outros fatores. Quem sente muito frio nas extremidades como os pés, colam nas palmilhas do calçado ou nas meias. Outras colam na altura dos quadris e outras deixam nos bolsos dos casacos. Mas, é preciso verificar se isso está correto.
A forma como o kairo aquece depende de onde se aplica
A reportagem da JNN perguntou a um especialista japonês em acupuntura quais são os melhores locais para adesivar esse aquecedor japonês.
Segundo ele, “a forma como o kairo aquece o corpo muda dependendo de onde você o aplica”.
Recomenda dois importantes locais do corpo, mas cuidado para não colar o aquecedor descartável diretamente sobre a pele. Dê preferência para adesivá-lo sobre a roupa íntima ou sobre a roupa.
Um dos locais recomendados é abaixo do umbigo e explica o motivo. “Há um ponto de pressão sob o umbigo, local que aquecido o fluxo sanguíneo do corpo fluirá melhor”, disse o acupunturista.
O outro local indicado foi a parte inferior das costas, na altura dos quadris. “Melhora o fluxo sanguíneo das pernas e vasos”, explicou.
De acordo com a milenar acupuntura, há muitos pontos que pressionados ou estimulados melhoram a circulação.
Onde jamais aplicar o kairo
Se há locais do corpo adequados há também onde não se deve adesivar o aquecedor descartável.
O pior lugar para colar é sobre o coração. Explica que se deve evitar também as laterais do pescoço, pois são locais onde passam grandes vasos sanguíneos e se esquentar muito há riscos danosos. No caso dos idosos, pode acontecer até um colapso.
Outra dica importante
Ele explica que há muitas pessoas que colam sobre a meia na sola dos pés. Mas, melhor do que isso é colar na parte superior dos pés, pois há mais vasos sanguíneos. “A sola dos pés é espessa, o que dificulta o aquecimento”, acrescentou.
Um outro bom ponto é no tornozelo, pois ajuda a aquecer as pernas e os pés.
Descarte do kairo
Como é um produto descartável, deve ser jogado quando o efeito passar. Dependendo da prefeitura, o kairo é considerado lixo incinerável e outras podem considerá-lo não queimável.
Portanto, antes de fazer o descarte, veja a política da coleta do lixo da cidade onde mora.
Fonte: JNN