O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, prometeu revitalizar o país em uma mensagem de Ano Novo divulgada nesta quarta-feira (1º).
A queda populacional do Japão é uma “emergência silenciosa”, manifestando um sentimento de crise na vitalidade em declínio da economia do país e área regionais.
“Vamos restaurar vitalidade ao Japão como um todo”, disse Ishiba, acrescentando que sua administração “corrigirá a concentração excessiva em Tóquio e construirá um Japão onde regiões atrativas e cidades estão interconectadas” ao estabelecer sua iniciativa de Revitalização Regional 2.0.
Além disso, o primeiro-ministro prometeu ajudar a promover aumentos salariais e gastos de capital corporativos a fim de criar uma “economia orientada por crescimento” liderada por maiores salários e investimento.
Ishiba também disse que o governo fará “as preparações máximas possíveis” para desastres naturais e vai acelerar o trabalho para estabilizar a “agência de gestão de desastre” até março de 2027, fim do ano fiscal de 2026.
Fonte: Nippon