Recorde de trabalhadores estrangeiros no Japão, com brasileiros em queda

Embora o Japão tenha renovado o recorde de trabalhadores estrangeiros, os países rivais parecem ser tão atraentes quanto.

Banco do Brasil - Remessas com eficiência.

Foto ilustrativa de trabalhadores estrangeiros (PM)

Na sexta-feira (31), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) informou sobre o relatório dos trabalhadores estrangeiros no país, até o fim de outubro de 2024, mostrando a renovação do recorde, com 2.3202.912 pessoas ativas.

Publicidade

Representa um aumento de 253.912 pessoas em relação ao ano anterior, e a taxa de aumento é a mesma do ano anterior, 12,4%. Esse recorde vem sendo renovado desde 2013. 

O número de trabalhadores com status de residência de “habilidades específicas”, que permite trabalhar em áreas como assistência de enfermagem e construção, onde há uma grave escassez de mão de obra, ultrapassou 200 mil.

O número de empresas que empregam estrangeiros também foi recorde, aumentando 7,3%, para 342.087. Empresas com menos de 30 funcionários representam 62,4% do total.

Por tipo de visto de residência, o maior número é de ocupações profissionais ou técnicas, um aumento de 20,6% para 718.812, das quais 206.995 eram detentores de habilidades específicas, um aumento de 49,4%. O número de estagiários técnicos aumentou 14,1%, para 477.725 pessoas.

Trabalhadores estrangeiros por país de origem: brasileiros caem de posição

Os vindos de países asiáticos ocupam os primeiros lugares no ranking.

  1. Vietnamitas: 570.708 pessoas
  2. Chineses: 408.805 
  3. Filipinos: 245.565
  4. Nepaleses: 187.657
  5. Indonésios: 169.539
  6. Brasileiros: 136.173 ou 6% do total
  7. Myanmar: 114.618
  8. Coreanos: 75.003

O total de trabalhadores peruanos é de 31.574.

Bandeiras do Brasil e do Japão (PM)

Embora o número de trabalhadores brasileiros tenha sido ultrapassado pelos indonésios, caindo de posição, representa 6% dessa mão de obra estrangeira. Metade dos trabalhadores verde amarelos têm visto permanente e 37% têm visto de média duração.

Em relação aos trabalhadores peruanos, o aumento foi de 0,8%, igual ao dos brasileiros.

O número de trabalhadores do Myanmar, Indonésia e Sri Lanka teve um aumento expressivo. Foram os com os maiores índices, de 61% de birmaneses, 40% de indonésios e 34% de srilanqueses.

As províncias que mais empregam trabalhadores estrangeiros continuam sendo Tóquio, Osaka e Aichi

Países rivais do Japão, atrativos para trabalhadores estrangeiros

Bandeiras de Taiwan (esq.) e Coreia do Sul (PM)

Em relação ao fato de o número ter atingido um recorde apesar dos efeitos da moeda enfraquecida e de outros fatores, o MHLW destacou que “o país que os trabalhadores estrangeiros escolhem não é determinado apenas pelos salários ou sistemas”. Acredita que estrangeiros não deixarão de vir só porque o iene está fraco, mas devido à admiração que têm pela segurança e cultura do Japão.

Por outro lado, destacou que a Coreia do Sul e Taiwan são agora rivais como países de escolha para trabalhar, e que o apelo do Japão não durará para sempre, por isso é importante continuar a fazer melhorias no sistema, como aumentar os salários.

Fontes: divulgação e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Não acreditamos que tenha sobreviventes’, tragédia no acidente aéreo nos EUA

Publicado em 31 de janeiro de 2025, em Notícias do Mundo

Sem esperança de sobreviventes, os bombeiros continuam trabalhando exaustivamente no rio onde as aeronaves colididas caíram.

Bombeiros e policiais no Rio Potomac na busca por sobreviventes (NHK)

“Não acreditamos que tenha sobreviventes”, disse um porta-voz da agência do Corpo de Bombeiros, sobre o avião a jato regional PSA Airlines Bombardier CRJ700 (American Air Lines) que colidiu no ar com um helicóptero militar Sikorsky H-60, por volta das 21h de quarta-feira (29), horário local em Washington D.C., nos Estados Unidos, e quinta-feira (30) no Japão.

Publicidade

As duas aeronaves caíram no Rio Potomac, perto do Aeroporto Nacional Reagan. Estavam a bordo 60 passageiros e 4 tripulantes no avião e 3 pessoas no helicóptero.

A equipe de emergência continua empenhada na busca das pessoas, com barcos dos bombeiros e do Departamento de Polícia Metropolitana no rio. Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Washington conseguiram entrar no avião afundado e caminhar ou nadar por toda a extensão dele procurando por sobreviventes. Conforme a noite avançava, surgiram notícias sombrias de que corpos haviam sido retirados. Até as 22h de quinta-feira, horário de Tóquio, foram retirados mais de 30 corpos.

“Neste momento, não acreditamos que haja sobreviventes deste acidente, e recuperamos 27 pessoas deste avião e uma do helicóptero”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros e EMS de D.C., John A. Donnelly.

“Estamos muito tristes pela American Airlines, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e por todos os americanos pela perda de vidas que aconteceu com a colisão dessas aeronaves“, disse Bowser. “Todos nós compartilhamos um profundo sentimento de pesar”, disse a prefeita de D.C., Muriel Bowser, lamentando pela tragédia.  

Rússia confirma que havia cidadãos do país no avião

A Rússia confirmou que patinadores russos, assim como outros cidadãos do país, estavam no avião que caiu no rio. O porta-voz Dmitry Peskov confirmou aos repórteres na quinta-feira que os patinadores russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que ganharam o título de pares no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 1994 e competiram nas Olimpíadas de Inverno duas vezes, estavam a bordo do avião.

Além dos patinadores russos estavam a bordo também os atletas da mesma modalidade, de nacionalidade americana, mais o técnico.

Trump emite declaração

O presidente Donald Trump disse em uma declaração que recebeu todas as informações sobre o acidente aéreo. “Que Deus abençoe suas almas”, disse. “Obrigado pelo trabalho incrível que está sendo feito por nossos primeiros socorristas. Estou monitorando a situação e fornecerei mais detalhes conforme eles surgirem”, declarou. 

Por outro lado, em uma post no Truth Social, questionou o que levou ao acidente aéreo, escrevendo: “Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!”.

A busca por sobreviventes continua.

Fontes: NBC Washington, NHK, CBS e Mainichi

.
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Apartamentos para alugar no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
FUJIARTE - Empregos no Japão
Fujiarte - Empregos no Japão