
Além das novas rotas, o plano inclui melhorias significativas nas instalações do aeroporto (Wikimedia Commons/SuFlyer)
O Aeroporto de Ibaraki, situado em Omitama (Ibaraki), apresentou um ambicioso plano para expandir suas operações internacionais, visando se tornar o terceiro maior ponto de conexão na região Kanto, após os importantes aeroportos de Haneda e Narita.
De acordo com a visão de futuro revelada pelo governo provincial de Ibaraki no dia 5 de fevereiro, o aeroporto pretende aumentar suas rotas para destinos mais afastados na Ásia, como Singapura, Vietnã e Tailândia, além de planejar voos para a Europa e os Estados Unidos.
Atualmente, o aeroporto realiza voos de curta distância para Xangai, na China, Cheongju, na Coreia do Sul, e Taiwan.
Artigos relacionados
Além das novas rotas, o plano inclui melhorias significativas nas instalações do aeroporto, acompanhadas pela construção de novas pistas de táxi que permitirão trajetos separados para aeronaves decolando e pousando, diminuindo atrasos e o tempo de espera no ar dos aviões que estão para pousar.
Com essas melhorias, o aeroporto poderia aumentar sua capacidade operacional para mais de oito voos por hora, um aumento substancial em relação ao atual limite de 2 voos por hora.
Outras melhorias propostas incluem a expansão de pontos de controle de segurança, áreas de espera e coleta de bagagens, além da criação de estacionamentos em vários níveis.
A proposta foi discutida por um painel de especialistas, que também abordou questões de acesso ao aeroporto e mitigação do ruído.
Durante a reunião, operadores de transporte expressaram preocupações sobre a escassez de motoristas para ônibus de traslado, enquanto outros sugeriram a consideração de um modelo de caronas compartilhadas semelhante ao utilizado em outros países.
O plano reflete resultados de uma pesquisa conduzida pela administração provincial entre setembro e outubro do ano passado, reunindo opiniões de companhias aéreas e empresas de turismo e transporte dentro e fora da província, além de cerca de 300 comentários do público coletados em caixas de sugestões e no site do aeroporto.
O painel planeja realizar sua quarta e última reunião dentro deste ano fiscal para compilar recomendações formais ao governo provincial.
Em 2023, o Aeroporto de Ibaraki atendeu cerca de 700 mil passageiros domésticos com sete voos diários e aproximadamente 50 mil passageiros internacionais em dois voos semanais, totalizando cerca de 750 mil passageiros.
Fonte:







