Moraes nega pedido de Bolsonaro para apresentar defesa em 83 dias

O ministro Alexandre de Moraes negou o pedido da defesa do ex-presidente e disse que vai manter o prazo de 15 dias.

Ex-presidente Bolsonaro (© Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na quinta-feira (20), em Brasília, o pedido feito pelos advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro para apresentar defesa no prazo de 83 dias.

Publicidade

A solicitação foi feita após Moraes determinar a intimação da defesa do ex-presidente para se manifestar sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na qual foi acusado de liderar uma organização criminosa armada para dar um golpe de Estado.

O prazo de 83 dias requerido seria para compensar o mesmo período em que o processo ficou na PGR para a elaboração da denúncia.

Além disso, no HD entregue à defesa do ex-presidente não constam, por exemplo, o espelhamento do aparelho celular do próprio Bolsonaro, tampouco os diálogos encontrados no celular do coronel Mauro Fernandes, cujos trechos foram citados na denúncia.

Moraes alegou não ter amparo legal

Ministro do STF, Alexandre de Moraes (© Bruno Peres/Agência Brasil)

Outro ponto questionado pela defesa foi o fato de Moraes ter aberto o mesmo prazo de 15 dias para todos os denunciados, simultaneamente, incluindo o delator. A lei sobre colaboração premiada dá o direito de o réu se manifestar por último, depois do colaborador.

O ministro Moraes disse, contudo, que tal direito não se aplica à fase de defesa prévia, em que os advogados contestam uma denúncia

Na decisão, o ministro do STF disse que o pedido não tem amparo legal. “Os requerimentos alternativos formulados para a concessão de 83 dias de prazo ou prazo em dobro [30 dias] carecem de qualquer previsão legal, pois a legislação prevê o prazo de 15 dias, nos termos do art. 4º da Lei 8.038/90 e no art. 233 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (STF)”, justificou.

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro alegou que a denúncia possui muitos documentos e o prazo de 15 dias – previsto em lei – não é suficiente para os advogados exercerem a defesa.

Fonte: Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Princesa Kako visitará o Brasil pelos 130 anos de relações diplomáticas

Publicado em 21 de fevereiro de 2025, em Tecnologia

Para comemorar as relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, a Princesa Kako fará uma visita como representante oficial.

Princesa Kako (NTV)

Soube-se que a Princesa Kako, segunda filha da família Akishino, está se preparando para fazer uma visita oficial ao Brasil este ano.

Publicidade

No início da reunião dos chanceleres Japão-Brasil, realizada na tarde de quinta-feira (20), horário local, durante a reunião do G20 na África do Sul, o chanceler brasileiro Vieira revelou que “a Princesa Kako está planejando visitar o Brasil em junho”.

Este ano se comemora o 130.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, e essa será a quarta visita oficial dela ao exterior desde que esteve na Grécia em maio do ano passado.

O casal Akishino visitou o Brasil em 2015 para marcar o 120.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas e, em 2018, a filha mais velha do príncipe Akishino, Mako Komuro, esteve em solo brasileiro (antes de seu casamento) para marcar o 110.º aniversário da imigração japonesa no Brasil.

Em março, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará o Japão como convidado de Estado e deverá se encontrar com o Imperador e a Imperatriz, além de participar de um banquete no palácio.  

Os dois países querem fortalecer ainda mais os laços, já que o Brasil é o número 1 do mundo a abrigar o maior número de japoneses e seus descendentes. 

Fonte: NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão
Aprenda Japonês com o método Kumon
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão