
Cidade de Mae Sot, onde o adolescente japonês foi resgatado (arquivo da NHK)
Mais uma vítima do tráfico humano da organização criminosa baseada no Mianmar foi resgatada pelas autoridades tailandesas, segundo informações de sábado (15).
Trata-se de um adolescente de 16 anos que teria sido recrutado e forçado ao “trabalho” de fraudes em um desses centros criminosos em Mianmar.
As autoridades tailandesas o resgataram na cidade de Mae Sot, na fronteira com Mianmar, em 12 deste mês. Teria explicado que viu aproximadamente 10 pessoas, supostamente japonesas, nesse local.
Confirmação de ter sido vítima do tráfico humano
Segundo as autoridades da Tailândia, a investigação continua, pois o garoto deve ter sido envolvido por um grupo chinês que tem como alvo os japoneses. Depois de conversar com ele, as autoridades locais determinaram que ele é vítima de tráfico humano, no qual as pessoas são forçadas a cometer crimes por meio de violência e intimidação, e atualmente estão investigando os detalhes de como ele foi parar em Mianmar.
Japonês é preso, suspeito de recrutar compatriotas
No mês passado um adolescente japonês de 17 anos foi resgatado na fronteira.
Um outro cidadão nipônico, de 29 anos, foi preso pelas autoridades tailandesas como suspeito de recrutar e levar os jovens para Mianmar, a fim de obrigá-los a “trabalhar” em um centro de fraudes.
Na área de fronteira entre Mianmar e Tailândia, houve uma série de casos em que estrangeiros foram enganados e levados para centros criminosos, onde foram forçados a cometer fraudes.
Em 12 deste mês, um grupo gigantesco de mais de 260 pessoas foi socorrido pelas autoridades da Tailândia e entre elas estavam 2 brasileiros, todas consideradas vítimas do tráfico humano.
Fontes: FNN e NHK