
Novos contratados reunidos na cerimônia de boas-vindas (FNN)
A gigante Fast Retailing, empresa mãe da Uniqlo e outras marcas, realizou sua cerimônia de posse dos novos contratados antes da maioria das grandes companhias.
O CEO da Fast Retailing, Tadashi Yanai, disse que “no mundo dos negócios, você tem que ser proativo, agir e fazer algo útil para a sociedade”, se referindo aos calouros.
A empresa realiza a cerimônia em março para que os novos funcionários possam começar a trabalhar e contribuir para o movimentado período da Golden Week da empresa.
Na terça-feira (4), os 313 novos funcionários da Uniqlo e outras marcas, incluindo 19 estrangeiros, indianos, vietnamitas e outros, se sentaram na plateia.
Após o treinamento, os novos funcionários serão designados para lojas e escritórios a partir da próxima semana. Para garantir pessoal talentoso, a Fast Retailing aumentou o salário inicial de 300 mil para 330 mil ienes por mês.
Além disso, um novo gerente de loja da Uniqlo ou GU, depois de um a 2 anos de contratado, seu salário mensal passa a 410 mil ienes.
Salários médios de outras empresas, comparados a Uniqlo

Foto ilustrativa de um envelope de salário (PM)
Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa em Gestão do Trabalho (Rosei), realizado entre 152 empresas listadas na bolsa, a faixa salarial inicial varia de acordo com a formação acadêmica do pessoal a ser contratado.
Em 2024 (antes do aumento concedido pelas empresas, na primavera de 2025), a média salarial para formados no colegial era de 193.427 ienes.
E vai escalando de acordo nível de escolaridade: 205.887 para os formados em faculdade de curta duração (tecnólogo), 239.078 para os graduados em ensino superior e 259.228 ienes para os pós-graduados.
Mas, as empresas do setor industrial de manufatura pagam uma média levemente menor, de cerca de 2 mil ienes. No entanto, esses números expressam apenas a média, pois há empresas que pagam mais.
Portanto, ingressar na Fast Retailing – Uniqlo, GU, Theory, PLST, J Brand e outras – parece ser um privilégio, mas há que se considerar se o candidato tem o perfil desejado.
Em todo o mundo, o grupo Fast Retailing contratou 1,3 mil novos funcionários, incluindo os 313 do Japão.
Fontes: FNN, ANN e Rosei