
Imagem ilustrativa de mercado em queda nos EUA (PM)
A sexta-feira (4) não foi 13 mas foi um dia pesado para as bolsas de Nova Iorque, pois o índice Dow Jones caiu 2.231 dólares, a terceira maior queda da história, uma delas no período da pandemia do coronavírus.
Não foi diferente com os índices S&P 500 com queda até 5.074,08 pontos e Nasdaq que despencou para 15.587,79 pontos.
Essa sequência de dias de queda continua sendo reflexo do medo de uma guerra comercial por causa do tarifaço do presidente americano Donald Trump, em 2 deste mês. Isso deverá ficar ainda pior depois que a China anunciou medidas contra as tarifas recíprocas de Trump.
As chamadas “Sete Magníficas” – Apple, Amazon, Microsoft, Tesla, Nvidia, Meta e Alphabet – também viram suas ações despencarem. O derretimento da Tesla e da Intel chegou a dois dígitos.
Bolsas caem mas ouro e prata são seguros. Será?

Prata e ouro (PM)
Quando as bolsas derretem como vem acontecendo as pessoas costumam dizer que ouro e prata são o porto seguro, mas isso não aconteceu, pois ambos tiveram queda de 2,43% e 6,98%, respectivamente.
“Os investidores estão com medo de que, se medidas retaliatórias se espalharem pelo mundo ou os Estados Unidos impuserem mais tarifas à China, isso terá um efeito devastador na economia global”, opinou um analista de mercado para a NHK.
Segundo ele, as vendas por pânico se espalharam, fazendo com que o índice Dow Jones caísse mais de 3,9 mil dólares em dois dias.
“O gigante financeiro JP Morgan alertou que a série de tarifas causaria um aumento de impostos histórico nos Estados Unidos, elevando as chances da economia global entrar em recessão, para a probabilidade de 60%”, avaliou.
A realidade é que os investidores estão redesenhando os piores cenários e se preparando para uma crise.
“O que quase todo mundo pensou ter sido incerteza antes de quarta-feira foi, na verdade, apenas uma corrida básica de treinamento antes da barragem de artilharia que veio com a coletiva de imprensa sobre tarifas”, publicou o NYSE, se referindo ao dia do anúncio do tarifaço.
Por outro lado, as criptos que tiveram queda dias antes da quarta-feira, na sexta-feira reagiu bem.

Criptos (reprodução)
Fontes: NHK, APMex, NYSE e Crypto Bubbles