
Singapura se destaca pela limpeza e gestão de resíduos entre cidades turísticas (banco de imagens)
Singapura, reconhecida pelas suas ruas livres de lixo, foi nomeada a cidade turística mais limpa do mundo, de acordo com a Eagle Dumpster Rental, sediada nos EUA.
A equipe na Eagle Dumpster Rental analisou principais locais turísticos no mundo e suas práticas de gestão de lixo, percepção de limpeza pública e geração de lixo per capita.
Ela usou fatos e números da base de dados de qualidade de vida Numbeo, da base de dados de gestão de lixo sólido Atlas D-Waste e de recursos específicos da cidade em seu relatório. Ela então deu a cada destino uma “Pontuação de Limpeza nas Ruas”.
“A limpeza das ruas tem um impacto significativo nas experiências dos visitantes”, disse Brian McDaid, especialista em reciclagem na Eagle Dumpster Rental, em uma declaração ao Travel + Leisure.
“As leis rigorosas de limpeza em Singapura, combinadas com tecnologia de gestão avançada de lixo, criam espaços públicos notavelmente limpos”, disse McDaid. “Sua abordagem abrangente inclui educação pública, multas altas por lixo e sistemas de coleta eficientes”.
Em segundo lugar está Copenhague, na Dinamarca, onde residentes também relatam baixa insatisfação com serviços de lixo.
“Copenhague conta com uma gestão pioneira de lixo sustentável”, disse McDaid. “O foco em princípios de economia circular resultou em ruas visivelmente mais limpas e residentes mais satisfeitos”.
Em terceiro lugar está Praga, a capital da República Tcheca, graças à sua limpeza autoproclamada e sua produção extremamente baixa de lixo por pessoa anualmente.
Em relação às cidades turísticas mais sujas, a posição número um vai para Roma, na Itália. “As ruas históricas de Roma estão vivenciando uma crise do lixo moderna”, disse McDaid.
A infraestrutura antiga da cidade não foi desenvolvida para volumes de lixo moderno, criando desafios tanto para residentes como turistas”.
Fonte: Travel and Leisure