
Após anos de disputa judicial, a estátua retorna ao Japão. A peça, furtada em 2012, gerou conflito com templo sul-coreano que alegava saque histórico (ilustrativa/banco de imagens)
Uma estátua Budista do século 14, furtada em outubro de 2012 e levada para a Coreia do Sul, foi devolvida a um templo japonês nesta segunda-feira (12), encerrando um conflito que havia contribuído para atrito bilateral, disse uma fonte com conhecimento do assunto.
Segundo a fonte, a estátua de Avalokitesvara Bodhisattva, de propriedade do Templo Kannon em Tsushima, uma ilha da província de Nagasaki, foi devolvida no sábado (10) na Coreia do Sul a pessoas que representam o templo japonês. A peça é designada como patrimônio cultural pela província.
A estátua, que foi levada de avião para a província de Fukuoka em então transportada para Tsushima por ferry, deve ser mantida em um museu após uma cerimônia no templo, disse a fonte.
Artigos relacionados
Após a estátua ter sido furtada, autoridades sul-coreanas prenderam os ladrões e a confiscaram.
Entretanto, em 2016, o Templo Buseoksa no país moveu uma ação judicial afirmando que a estátua havia sido saqueada por piratas japoneses há centenas de anos.
Em 2023, o Tribunal Supremo da Coreia do Sul decidiu em favor da posse do Templo Kannon. Os procedimentos de devolução foram concluídos em janeiro.
Stolen Buddhist statue returned to Japan from S. Korea after 12 years https://t.co/K3AFJNPYUb
— The Mainichi (Japan Daily News) (@themainichi) May 12, 2025
Fonte: Mainichi







