Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Estátua de Budista furtada do Japão há 12 anos é devolvida pela Coreia do Sul

| Ásia

O Templo Kannon, no Japão, recebe de volta a estátua Budista furtada em 2012. A devolução, após decisão da Suprema Corte sul-coreana, marca o fim de uma disputa judicial.

Unigran Japan 2026
estatua 12 mai 2025 destaque

Após anos de disputa judicial, a estátua retorna ao Japão. A peça, furtada em 2012, gerou conflito com templo sul-coreano que alegava saque histórico (ilustrativa/banco de imagens)

Uma estátua Budista do século 14, furtada em outubro de 2012 e levada para a Coreia do Sul, foi devolvida a um templo japonês nesta segunda-feira (12), encerrando um conflito que havia contribuído para atrito bilateral, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Segundo a fonte, a estátua de Avalokitesvara Bodhisattva, de propriedade do Templo Kannon em Tsushima, uma ilha da província de Nagasaki, foi devolvida no sábado (10) na Coreia do Sul a pessoas que representam o templo japonês. A peça é designada como patrimônio cultural pela província.

A estátua, que foi levada de avião para a província de Fukuoka em então transportada para Tsushima por ferry, deve ser mantida em um museu após uma cerimônia no templo, disse a fonte.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Após a estátua ter sido furtada, autoridades sul-coreanas prenderam os ladrões e a confiscaram.

Entretanto, em 2016, o Templo Buseoksa no país moveu uma ação judicial afirmando que a estátua havia sido saqueada por piratas japoneses há centenas de anos.

Em 2023, o Tribunal Supremo da Coreia do Sul decidiu em favor da posse do Templo Kannon. Os procedimentos de devolução foram concluídos em janeiro.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo