
O ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, gerou polêmica ao dizer que nunca comprou arroz. O premiê Ishiba criticou a fala, mas indicou que quer Eto no cargo (Wikimedia Commons/Gabinete de Relações Públicas)
O premiê do Japão, Shigeru Ishiba, pediu desculpas pelos comentários controversos do ministro da Agricultura sobre arroz, mas sugeriu que ele quer que o membro do governo continue em seu cargo e estabilize o preço do grão.
Taku Eto disse em um discurso no domingo (18) que ele mesmo “nunca comprou arroz” e acrescentou que recebeu tanto de seus apoiadores que tem o suficiente para vender. Posteriormente, ele pediu desculpas e retirou seus comentários.
Ishiba disse aos repórteres nesta terça-feira (20) que os comentários de Eto foram extremamente inapropriados em relação aos consumidores que estão enfrentando dificuldades em meio aos preços em alta e agricultores trabalhando duro para produzir o grão.
Ele disse que sente intensamente responsável como a pessoa que apontou o ministro.
Questionado se o público poderá entender a decisão de manter Eto em seu cargo, Ishiba disse que o trabalho do ministro é pedir desculpas de forma sincera e alcançar resultados concretos em endereçar os preços em alta do arroz.
Ishiba indicou que gostaria que Eto cumprisse suas responsabilidades.
Fonte: NHK