
Em até dois anos, o Japão terá medicamentos OTC em lojas de conveniência (ilustrativa/banco de imagens)
Medicamentos OTC (over- the-counter), aqueles que podem ser comprados sem necessidade de receita médica, estarão disponíveis em lojas de conveniência no Japão dentro de 2 anos, após a promulgação de leis revisadas no Parlamento na quarta-feira (14).
Atualmente, esses medicamentos são restritos a vendas por farmacêuticos ou distribuidores registrados. Sob a legislação revisada, eles serão oferecidos em lojas de conveniência designadas, desde que os consumidores recebam de farmacêuticos orientações online sobre uso. Eles então receberão um certificado via e-mail, o qual mostrarão na loja de conveniência.
Como o uso abusivo de medicamentos sem receita médica se tornou uma grave preocupação pública, as vendas de certos remédios considerados de alto risco – como aqueles para tratar tosse e resfriados – serão limitados às pessoas jovens, a uma embalagem pequena cada.
Esses medicamentos são designados a serem seguros e eficazes quando tomados como orientado, mas ignorar a dosagem recomendada pode levar a uma tolerância aumentada, dependência ou, em alguns casos, intoxicação aguda que exige atenção médica de emergência.
Medidas para prevenir sobredosagem e outras formas de abuso de medicamentos serão implementadas dentro de 1 ano.
Fonte: Mainichi