
Mujica deixa mensagem para jovens: encontrem seus propósitos (NHK)
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, conhecido como o “presidente mais pobre do mundo”, morreu aos 89 anos.
Mujica nasceu de uma família pobre em 1935. Ele se tornou um guerrilheiro antigovernamental na época quando tinha 20 anos e ficou preso por mais de 10 anos sob o governo militar.
Após o Uruguai ter se tornado democrático, ele atuou como legislador esquerdista a partir dos anos 1990. Ele se tornou o presidente do país em 2010 e permaneceu no cargo por 5 anos.
Mujica continuou a viver em uma fazenda mesmo durante seu mandato como presidente. Seu estilo de vida parcimonioso consolidou sua popularidade no país.
Seu discurso que criticou a ação global em relação ao consumo em massa foi traduzido em muitos países e bem recebido.
Em uma entrevista para a NHK em 2023, Mujica havia enviado uma mensagem às gerações mais jovens. Ele descreveu a era atual como incerta e de transição com muita inconsistência.
Ele orientou os jovens a encontrarem seus propósitos na vida, dizendo a eles para se comprometerem verdadeiramente com algo.
Mujica estava lutando contra um câncer em seus últimos anos. Reportagens recentes da mídia dizem que ele estava no estágio terminal e recebendo tratamento focando em aliviar as dores e ansiedade.
O presidente do Uruguai, Yamandu Orsi, anunciou a morte de Mujica na mídia social na terça-feira (13).
Fonte: NHK