Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

O que fazer antes da estação chuvosa para proteger sua casa

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O início da estação chuvosa está previsto para breve nas regiões Kanto, Tokai, Kansai, até Kyushu. Veja 10 coisas a fazer antes da chegada desse período.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão
estação chuvosa

Mulher vendo a chuva pela janela (PM)

Antes da entrada na estação chuvosa (tsuyu em japonês) são necessários alguns cuidados para evitar desconforto. A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a última previsão sobre esse período, portanto, tem um tempo para os preparativos importantes.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A precipitação deverá ser normal ou acima da média na faixa da região Kanto até Kyushu, com mais dias nublados e chuvosos previstos a partir do fim de semana. Mas, mesmo antes da chegada da estação chuvosa poderá ter dias com precipitação, com flutuações de temperatura.  

Se pensa em viajar para Okinawa, nesta época, é melhor levar um guarda-chuva dobrável pois poderá ser surpreendido com pancadas de chuva.

Pela primeira vez, a província não foi a primeira em entrar na estação chuvosa, ultrapassada pelo sul de Kyushu. A AMJ informou que o início foi na quinta-feira (22), com 12 dias de atraso relação à média.

A partir do fim deste mês, a faixa das regiões Kanto, Tokai, Kansai, Shikoku e Kyushu poderão ter anúncio da entrada na estação chuvosa. Significa que, quando junho chegar, a temporada completa de chuvas longas começará em muitas áreas.

O período de umidade deste ano deve trazer fortes chuvas, mas também há possibilidade de chover muito antes do início da temporada. Por isso, a AMJ recomenda se preparar com antecedência.

Preparativos e cuidados antes da estação chuvosa

Como se sabe, esse período de umidade costuma durar pelo menos um mês a um mês e meio.  

Foto ilustrativa de pessoa lavando o ofurô (PM)

Na estação chuvosa se observam alterações na pele e no cabelo, portanto, merecem ser cuidados desde antes. Além disso, veja o que precisa preparar para receber esse período sem incômodos:

  1. Deixe o mapa de riscos (hazard map) distribuído pela prefeitura para ter ciência das áreas perigosas e dos abrigos de evacuação perto de sua casa, escola, local de trabalho, etc. Além disso, saber dos alertas em tempos de chuva e tufão
  2. Verifique como está sua mochila de emergência, especialmente se tem água e alimentos, caso necessite ir para um abrigo por causa do alerta de inundação 
  3. Se mora em casa térrea é bom verificar o telhado e limpar calhas e outros sistemas de drenagem 
  4. Tanto em casa quanto no apartamento, é conveniente verificar todos os ralos e remover cascalhos, folhas e outros detritos
  5. Aproveitar os poucos dias de sol antes da temporada para estender futons e edredons
  6. Deixar os locais onde tem água como toilet, banheiro e cozinha mais limpos do que nunca para evitar a formação de mofo  
  7. Use o ventilador para ventilar as sapateiras e armários, também para evitar a formação de mofo
  8. Comprar sabão de lavar roupa do tipo que possa estender as peças dentro de casa nos dias chuvosos, sem que fiquem com cheiro estranho
  9. Verifique se os guarda-chuvas, capas e galochas estão limpos. Colocar o porta-guarda-chuvas no hall de entrada
  10. Deixe o carro limpo para evitar mofo, principalmente nos carpetes, cintos, bancos, porta-malas e no filtro do ar-condicionado (veja se não está vencido). É bom verificar as palhetas do para-brisa. Aproveite um dia de sol para ventilar o carro depois de uma boa limpeza

Veja também: Adeus umidade: guia completo de desumidificadores para sua casa

Palheta do carro (PM)

Fontes: Tenki, NHK, AMJ e ANN


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Réu brasileiro é condenado por assassinato do amante da esposa por ‘crime extremamente perigoso e hediondo’

Publicado em 24 de maio de 2025, em Sociedade

Juíza condena brasileiro a 12 anos de prisão por matar amante da esposa em Hamamatsu no ano passado.

Foto ilustrativa de juíza batendo o martelo (PM)

O réu brasileiro acusado de homicídio por esfaquear e matar o amante da esposa, da mesma nacionalidade, com uma faca de cozinha, no corredor de um complexo habitacional da província, Ken-ei Danchi, na cidade de Hamamatsu (Shizuoka), foi condenado pelo ato “extremamente perigoso e hediondo”. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Hiroshi Kakoi, 37 anos, réu brasileiro, ouviu o veredicto de 12 anos de prisão, proferido pela juíza do Tribunal Distrital de Shizuoka, sucursal de Hamamatsu, na sexta-feira (23), por ter esfaqueado duas vezes no peito da vítima, um entregador, 43 anos, na noite de 26 de fevereiro de 2024.

Nas sessões anteriores, o réu admitiu as acusações e a promotoria solicitou uma sentença de 14 anos de prisão, argumentando que “o fato de ele ter sido movido pela emoção, pegar uma faca e tomar a decisão de tirar uma vida foi tão míope e imprudente que merece forte condenação“. 

“O réu cravou a faca na vítima, duas vezes, com uma força considerável, tornando o ato extremamente perigoso e hediondo. Embora espontâneo, ele teve forte intenção de matar”, destacou antes de proferir o veredicto.

“O ferimento fatal no peito cortou as costelas e atingiu o coração”, destacou a juíza. Por outro lado, como o réu brasileiro admitiu os fatos e expressou remorso, o tribunal decidiu por 12 anos, reduzindo a pena solicitada de 14 anos. 

“A sentença está dentro do esperado. Vamos aguardar para ver qual é a vontade do réu em relação à apelação”, disse o advogado.

Policiais no ‘danchi’ onde ocorreu o assassinato (arquivo da NHK)

Fontes: SBS e NHK

logo