
Foto ilustrativa de pessoa fazendo snorkeling em uma praia de Miyako (PM)
Okinawa é um dos destinos mais procurados para turismo e lazer. No entanto, em 2024 houve um grande aumento de acidentes durante atividades no mar, chegando a 128 no total.
No geral, houve um aumento de 12 casos de afogamento em relação ao ano anterior, que foi o maior de todos os tempos. Desses casos, 45 resultaram em morte, 14 a menos do que em 2023.
Os dados foram fornecidos pelo Conselho de Promoção da Prevenção de Acidentes Aquáticos da Província, na quarta-feira (30), na sede da polícia em Naha, a capital.
O número de casos vem aumentando ano a ano, o que fez a polícia pedir cautela aos turistas na temporada de lazer marítimo deste ano, que já começou em diversas praias.
Vítimas dos 128 acidentes em Okinawa
Os dados mais detalhados revelaram as vítimas, se são residentes ou turistas.
- 52 pessoas eram residentes da província, com queda, 13 a menos
- 73 pessoas eram turistas, com aumento de 22 pessoas ou 43% em relação a 2023
- 3 militares norte-americanos
Dentre os turistas, 19 pessoas eram estrangeiras, um aumento de 17 pessoas em relação a 2023. Foi um aumento acentuado, o maior dos últimos 5 anos.
Quais atividades resultam em mais acidentes
Analisando a distribuição das situações de acidentes, o maior número entre os moradores da província ocorreu durante a pesca, coleta de mariscos ou outras atividades, com 14 casos, seguido por sete durante snorkeling e quatro durante a natação.
Entre os turistas, o maior número de casos ocorreu durante o snorkeling (28 casos), seguido pelo nado (18) e por último, quando mergulhavam (17).
Um dos desafios da província Ryukyu para a prevenção do número de acidentes é fornecer suporte multilíngue, disse o Chefe Regional da Polícia da Província.
Com essas informações, quando visitar Okinawa, procure ter cuidado ao nadar ou durante as atividades marinhas, principalmente o snorkeling.
Fonte: Okinawa Times