Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Piolhos no Japão: número de casos aumenta após pandemia

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

As crianças em idade pré-escolar e do primário podem ser facilmente infectadas por piolhos. Se ocorrer, saiba o que fazer.

Konishi Sangyo - Empregos no JapãoPassagens aéreas no Japão - Alfainter
piolhos

Procedimento para retirada da infestação no cabelo de uma menina (PM)

Se tem algo que incomoda pela coceira é a infecção por piolhos, especialmente entre as crianças pequenas.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Eles infestam os cabelos dos pequenos, sugam sangue e causam coceira intensa. Depositam até oito ovos por dia, multiplicando-se rapidamente e são transmitidos de pessoa para pessoa. Desde a pandemia do coronavírus, os números de casos aumentaram novamente.  

Os piolhos têm cerca de 2 a 4 mm de comprimento e são de cor cinza-escura.

Foto ampliada (FNN)

Eles parasitam os cabelos e sugam o sangue do couro cabeludo, causando coceira intensa.

Os cerca de oito ovos por dia postos pelas fêmeas eclodem em cerca de 10 dias. Durante a multiplicação se espalha para os amiguinhos da escola ou para os irmãos. Por isso, não se deve compartilhar fronhas, toalhas, pentes e escovas.

“Meu filho foi infectado com piolhos quando estava no jardim de infância. A maior parte da turma estava infectada. Raspamos o cabelo de todos os meninos, mas não conseguimos raspar a cabeça das meninas, então usamos shampoo medicinal para remover os ovos”, explicou uma moradora da cidade de Muroran (Hokkaido).   

No passado, os piolhos infestaram em grande número no Japão, após o fim da guerra e foi preciso usar o produto químico DDT para erradicá-los.

Mas, ainda hoje, a infecção pode aparecer. 

“Nas pré-escolas e escolas primárias, as crianças brincam sobre os tapetes, onde suas cabeças e corpos entram em contato, então há muitos casos de infestação na cabeça. As crianças brincam muito próximas umas das outras, então não podemos dizer que isso seja ruim”, diz Yoshihito Kamibayashi, diretor da Clínica de Cuidados com a Pele Miyanomori.

A transmissão não ocorre só pelo contato próximo, mas por meio de compartilhamento de itens de uso pessoal.

Como as crianças pequenas não conseguem identificá-los, os pais devem verificar o cabelo durante o banho. Os ovos são brancos leitosos e medem cerca de 0,4 mm de tamanho.

Foto de um ovo ampliado (FNN)

É mais comumente visto na parte de trás da cabeça e na linha do cabelo atrás das orelhas. É preciso observar atentamente a raiz do cabelo.

“Aparecem como flocos brancos no cabelo e parecem caspa, mas mesmo se você tentar removê-los, não consegue se livrar deles. Mesmo se você puxar, eles não saem. Ficam presos aos fios de cabelo e não saem”, explicou o médico. 

Como remover os piolhos 

Imagem ampliada de um fio de cabelo infectado (Pref. Sapporo via FNN)

Os piolhos, que se espalham facilmente entre as crianças, são um grande problema, mas é um erro pensar que são transmitidos por falta de higiene; qualquer pessoa pode ser infectada, mesmo que se mantenha limpa. É preciso tomar cuidado para não cometer discriminação contra o coleguinha infectado e orientar seu filho para que não faça isso.

Se a criança for infectada, se pode removê-los da seguinte maneira:

  • Use um shampoo ou loção disponível nas farmácias. Custa na faixa de 2 a 3 mil ienes
  • Os ovos são muito difíceis de remover, por isso, use um pente bem fino para retirá-los ou corte as madeixas com uma tesoura
  • Deixe o chapéu, os materiais escolares, roupas de cama e toalhas de molho na água quente, em temperatura superior a 60ºC por mais de 10 minutos

Observe a situação por 2 a 3 dias e, se não houver anormalidades, o extermínio estará completo.

É importante não ter mais medo do que o necessário, mas entender corretamente e tomar medidas preventivas.

Produtos que ajudam no combate (Amazon)

Fonte: FNN


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Corpo de homem é encontrado sob pilhas de jornal em casa e irmã é presa

Publicado em 12 de maio de 2025, em Sociedade

A polícia em Tóquio investiga possível fraude na aposentadoria da vítima. O corpo foi encontrado em meio a pilhas de jornais e lixo.

A irmã confessou ter abandonado o corpo do irmão há três anos. A polícia investiga fraude na aposentadoria (ilustrativa/banco de imagens)

Uma mulher de 71 anos foi presa pela polícia de Tóquio sob suspeita de abandonar por 3 anos o corpo de seu irmão em um quarto na casa onde moravam.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A polícia disse que eles acreditam que a mulher, Yoshiko Nitta, pode também ter recebido fraudulentamente a aposentadoria do irmão desde sua morte, divulgou a TV Asahi.

Os restos mortais do irmão de Nitta, que era dois anos mais velho do que ela, foram encontrados pela polícia na casa no distrito de Koto por volta das 13h10 de sexta-feira (9).

Um funcionário da prefeitura havia pedido à polícia que confirmasse as condições do homem, dizendo que não tinha contato com ele há algum tempo.

A polícia encontrou os restos mortais sob pilhas de jornais e lixo em um quarto no segundo andar da casa de dois andares.

“A última vez que o vi vivo foi há 3 anos, e um dia percebi que ele estava morto, então o deixei lá”, disse Nitta à polícia.

Fonte: Japan Today

logo