Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Seguro saúde no Japão fica mais caro: aumento de 60 mil ienes em dez anos

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O seguro saúde no Japão está ficando mais caro, com um aumento médio anual de 60 mil ienes nos últimos dez anos.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
seguro saude cp

Foto ilustrativa de médico em consulta (PM)

Sabia que o seguro saúde (shakai hoken) está cada vez mais oneroso no Japão? A média anual de pagamentos chega a 544.143 ienes. Quem mora no país há bastante tempo deve estar sentindo isso no bolso.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Esse valor é dividido entre a empresa e o funcionário, o que representa um aumento de 60 mil ienes em relação a uma década atrás.

As associações de seguro de saúde, como a Health Insurance Association, às quais os trabalhadores se filiam, têm a função de cobrir despesas médicas, como quando seus membros vão ao hospital para um tratamento ou cirurgia. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Como funciona o seguro saúde no Japão

O seguro saúde no Japão funciona da seguinte maneira: a empresa recolhe o valor do prêmio (meio a meio entre ela e o empregado) →  envia a uma associação onde os funcionários estão filiados  → paga 70% das despesas médicas do associado à instituição hospitalar ou à instituição de cuidado dos idosos.

SEGURO S

Infográfico da NHK

Se o contribuinte trabalha para uma indústria, certamente está filiado à essa categoria de associação

O valor da consulta, tratamento ou a cirurgia que o contribuinte paga corresponde a 30% do total.

Custos médicos mais caros encarecem o seguro saúde

Todos os trabalhadores e funcionários de uma empresa devem contribuir para o seguro saúde público e o valor muda dependendo da atividade (relação cargo/salário), idade, etc. 

As associações de seguro saúde têm mais de 17 milhões de membros, principalmente os assalariados de grandes empresas, e cobrem as despesas médicas dos funcionários e suas famílias por meio de prêmios de seguro pagos tanto pelas empresas quanto pelos funcionários.

De acordo com o orçamento fiscal de 2025 anunciado em abril pela Associação de Seguro de Saúde do Japão, que representa 1.372 associações de seguro de saúde em todo o país, a taxa média de prêmio de seguro, que indica a porcentagem do salário que os prêmios de seguro representam, é de 9,34% (dados preliminares), a mais alta de todos os tempos.

As taxas dos prêmios de seguros aumentaram acentuadamente desde o ano fiscal de 2008.

Isso ocorre porque o fundo também contribui para os custos de suporte aos cuidados médicos dos idosos, e as contribuições aumentaram drasticamente desde 2008, quando foi lançado o Sistema de Seguro de Cuidados de Longo Prazo, que cobre pessoas com 75 anos ou mais.

idoso seguro

Foto ilustrativa de idosa recebendo visita médica (PM)

As taxas de prêmios de seguro aumentaram 0,3 pontos percentuais em comparação a 10 anos atrás, em 2015.

Analisando especificamente o ônus anual, que geralmente é dividido entre o funcionário e a empresa, a média foi de 484.336 ienes por ano no ano fiscal de 2015, mas espera-se que seja de 544.143 ienes por ano no ano fiscal de 2025, representando um aumento de quase 60 mil ienes em 10 anos.

Por que os prêmios de seguro saúde estão aumentando?

Isso ocorre porque os custos com assistência médica estão aumentando em todo o país, onerando os prêmios do seguro saúde.

Olhando para o ano fiscal de 2023, chegou a aproximadamente 48 trilhões de ienes, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Isso representa um aumento de 28,3% em comparação ao ano fiscal de 2010, quando foi de 37,4 trilhões de ienes.

A taxa de aumento nas despesas médicas para idosos (pessoas com 75 anos ou mais) é particularmente alta e deve chegar a aproximadamente 18,6 trilhões de ienes, representando 38,8% do total de despesas médicas. Isso representa um aumento de 46,2% em relação ao valor de 12,7 trilhões de ienes em 2010.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) cita os seguintes principais fatores para o aumento das despesas médicas: 

1) o aumento da população idosa 

2) o avanço da assistência médica e o consequente aumento do custo dos medicamentos

Qual é o caminho para reduzir os custos médicos?

hoken

Gráfico mostra o quanto o seguro saúde veio subindo desde o ano 2000 (NHK)

Na Conferência sobre a Construção de um Sistema de Seguridade Social Orientado para Todas as Gerações, o governo declarou que pretende criar um sistema de seguro social sustentável, no qual todas as gerações, independentemente da idade, apoiem umas às outras de acordo com suas capacidades e os benefícios necessários sejam fornecidos de forma equilibrada.

O professor Reon Takakuwa Reon, da Universidade Hitotsubashi, que atua como membro do comitê desta conferência e é especialista em economia médica, estima que, se os formulários fossem adotados em todo o Japão, o custo dos medicamentos para pressão alta, por exemplo, cairia cerca de 9%, tornando-os eficazes no controle de despesas médicas.

O governo também está tomando medidas para reformar o sistema de seguridade social para garantir sua sustentabilidade.

  • Estabelecer padrões adequados para a taxa de pagamento próprio para despesas médicas
  • Revisar a maneira como os benefícios do seguro para medicamentos são fornecidos 
Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo