Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Melancia, além de deliciosa, 9 benefícios para a saúde

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

No verão, uma das frutas mais versáteis e nutritivas é a melancia. Veja ou ouça os 9 benefícios incríveis!

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no Japão

Fruta riquíssima do verão (PM)

Uma das frutas mais deliciosas do verão é a melancia. Veja as vantagens do consumo, destacando seus nutrientes como o licopeno, citrulina e beta-criptoxantina. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Este artigo mostra como a fruta pode auxiliar na prevenção de doenças, como câncer e problemas cardíacos, e contribuir para a saúde da pele e dos olhos.

A melancia também é apresentada como uma ótima opção para hidratação, saciar a vontade por doces com poucas calorias e auxiliar na recuperação pós-exercício. Por fim, o artigo oferece dicas para escolher, cortar, armazenar e utilizar a fruta em diversas preparações. 

1 – Rica em licopeno

A cor vermelha vibrante da melancia vem do licopeno, que é um antioxidante. Estudos mostram que, como parte de um estilo de vida saudável, o licopeno pode ajudar a diminuir o risco de câncer e diabetes.

Contém mais licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal, incluindo tomates. Para maximizar o consumo de licopeno, é recomendado escolher melancias com a polpa de cor vermelho brilhante e que estejam mais maduras.

Curiosamente, as melancias sem sementes tendem a ter mais licopeno do que as com sementes. E também, comer pigmentos como o licopeno pode oferecer uma leve proteção para a pele contra o sol, tornando as queimaduras solares menos prováveis, mas isso não substitui o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior diariamente.

Todo mundo se rende à essa fruta (PM)

2 – Promove a saúde do coração

É rica em citrulina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo e pode diminuir a pressão arterial. O coração também se beneficia do licopeno presente na fruta. Estudos indicam que o licopeno pode reduzir o risco de ataques cardíacos. É importante lembrar que a saúde geral do coração é influenciada por todo o estilo de vida, incluindo exercícios, não fumar, limitar gordura saturada e seguir o conselho médico.

3 – Protege as articulações

A melancia contém um pigmento natural chamado beta-criptoxantina, que pode proteger as articulações da inflamação. Alguns estudos sugerem que, ao longo do tempo, isso pode diminuir a probabilidade de desenvolver artrite reumatoide.

3 – Parceira dos olhos

Apenas uma fatia média de melancia fornece entre 9 a 11% da vitamina A que você precisa diariamente. Este nutriente é uma das chaves para manter seus olhos saudáveis. Obter vitaminas e minerais através dos alimentos é a melhor forma.

4 – Hidratação naturalmente doce

Esta fruta suculenta é composta por 92% de água, tornando-a uma maneira simples de ajudar a manter-se hidratado. Cada célula do corpo precisa de água, e mesmo uma pequena falta pode causar sensação de letargia. A desidratação grave pode se tornar séria a ponto de necessitar de fluidos intravenosos. Por isso, nos piqueniques de verão procure levá-la, especialmente para as crianças.

5 – Suaviza a pele e deixa linda

Em fatias ou em suco, é sempre refrescante e hidratante (PM)

As vitaminas A, B6 e C presentes na melancia ajudam a manter sua pele macia, suave e flexível. Devido ao seu alto teor de água, esta fruta também pode ser usada como uma máscara facial. Misturar uma colher de sopa de suco de melancia com a mesma quantidade de iogurte grego e aplicar no rosto por 10 minutos pode ajudar a remover a pele seca.

6 – Satisfaz o desejo por doces, ótima para dieta

Uma xícara de melancia tem apenas 45,6 calorias, um contraste significativo com as cerca de 300 calorias de uma xícara de sorvete. Além disso, é sem gordura, sem colesterol e sem sódio. A água nela também ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. É uma ótima opção para trocá-la pelos doces e ajudar na sua dieta.

7 – Impulsiona o treino

O alto teor de água, antioxidantes e aminoácidos da melancia podem contribuir para um melhor desempenho no treino. É também rica em potássio, um mineral que pode reduzir cãibras na academia. Beber suco de melancia após o treino pode ajudar a prevenir a dor muscular, contanto que você não tenha se esforçado demais.

8 – Não eleva o açúcar no sangue

Se você está tentando manter seus níveis de glicose no sangue estáveis, a melancia pode ser uma boa opção. Embora tenha um índice glicêmico (IG) de 80, semelhante a uma tigela de flocos de milho, contém poucos carboidratos. Isso resulta em uma carga glicêmica baixa (apenas 5), o que significa que ela entra na corrente sanguínea lentamente e produz pouca glicose. Assim, você pode desfrutar de uma fatia sem culpa.

9 – De fácil digestão

Ideia para servir a fruta para as crianças, bem geladinha (PM)

Para pessoas com condições digestivas como a Doença de Crohn ou colite, onde a lista de alimentos a evitar durante uma crise pode ser longa, a melancia pode ser colocada na lista de “sim”. Sua polpa macia é fácil de digerir, mesmo para um intestino inflamado. Se precisar limitar a fibra, evite a casca ou as sementes. Aliás, as sementes, contrariamente ao mito infantil, são na verdade cheias de nutrientes.

Como escolher uma boa melancia e como pode comê-la

Para escolher bem, procure uma sem amassados ou manchas, com uma mancha amarela (não branca) na parte inferior, que pareça pesada para o seu tamanho e soe oca ao bater. 

Lembre-se de lavar a parte externa antes de cortar para evitar a transferência de germes. Depois de cortá-la, pode armazenar na geladeira por no máximo 5 dias.

Pode ser servida in natura como sobremesa ou para saciar a fome ao longo do dia, no preparo de suco, picolé caseiro, na salada com queijo ou vinagrete com melancia para acompanhar o churrasco.

Salada refrescante e deliciosa (PM)

Fonte: WebMD


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seguro saúde no Japão fica mais caro: aumento de 60 mil ienes em dez anos

Publicado em 20 de maio de 2025, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O seguro saúde no Japão está ficando mais caro, com um aumento médio anual de 60 mil ienes nos últimos dez anos.

Foto ilustrativa de médico em consulta (PM)

Sabia que o seguro saúde (shakai hoken) está cada vez mais oneroso no Japão? A média anual de pagamentos chega a 544.143 ienes. Quem mora no país há bastante tempo deve estar sentindo isso no bolso.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Esse valor é dividido entre a empresa e o funcionário, o que representa um aumento de 60 mil ienes em relação a uma década atrás.

As associações de seguro de saúde, como a Health Insurance Association, às quais os trabalhadores se filiam, têm a função de cobrir despesas médicas, como quando seus membros vão ao hospital para um tratamento ou cirurgia. 

Como funciona o seguro saúde no Japão

O seguro saúde no Japão funciona da seguinte maneira: a empresa recolhe o valor do prêmio (meio a meio entre ela e o empregado) →  envia a uma associação onde os funcionários estão filiados  → paga 70% das despesas médicas do associado à instituição hospitalar ou à instituição de cuidado dos idosos.

Infográfico da NHK

Se o contribuinte trabalha para uma indústria, certamente está filiado à essa categoria de associação

O valor da consulta, tratamento ou a cirurgia que o contribuinte paga corresponde a 30% do total.

Custos médicos mais caros encarecem o seguro saúde

Todos os trabalhadores e funcionários de uma empresa devem contribuir para o seguro saúde público e o valor muda dependendo da atividade (relação cargo/salário), idade, etc. 

As associações de seguro saúde têm mais de 17 milhões de membros, principalmente os assalariados de grandes empresas, e cobrem as despesas médicas dos funcionários e suas famílias por meio de prêmios de seguro pagos tanto pelas empresas quanto pelos funcionários.

De acordo com o orçamento fiscal de 2025 anunciado em abril pela Associação de Seguro de Saúde do Japão, que representa 1.372 associações de seguro de saúde em todo o país, a taxa média de prêmio de seguro, que indica a porcentagem do salário que os prêmios de seguro representam, é de 9,34% (dados preliminares), a mais alta de todos os tempos.

As taxas dos prêmios de seguros aumentaram acentuadamente desde o ano fiscal de 2008.

Isso ocorre porque o fundo também contribui para os custos de suporte aos cuidados médicos dos idosos, e as contribuições aumentaram drasticamente desde 2008, quando foi lançado o Sistema de Seguro de Cuidados de Longo Prazo, que cobre pessoas com 75 anos ou mais.

Foto ilustrativa de idosa recebendo visita médica (PM)

As taxas de prêmios de seguro aumentaram 0,3 pontos percentuais em comparação a 10 anos atrás, em 2015.

Analisando especificamente o ônus anual, que geralmente é dividido entre o funcionário e a empresa, a média foi de 484.336 ienes por ano no ano fiscal de 2015, mas espera-se que seja de 544.143 ienes por ano no ano fiscal de 2025, representando um aumento de quase 60 mil ienes em 10 anos.

Por que os prêmios de seguro saúde estão aumentando?

Isso ocorre porque os custos com assistência médica estão aumentando em todo o país, onerando os prêmios do seguro saúde.

Olhando para o ano fiscal de 2023, chegou a aproximadamente 48 trilhões de ienes, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Isso representa um aumento de 28,3% em comparação ao ano fiscal de 2010, quando foi de 37,4 trilhões de ienes.

A taxa de aumento nas despesas médicas para idosos (pessoas com 75 anos ou mais) é particularmente alta e deve chegar a aproximadamente 18,6 trilhões de ienes, representando 38,8% do total de despesas médicas. Isso representa um aumento de 46,2% em relação ao valor de 12,7 trilhões de ienes em 2010.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) cita os seguintes principais fatores para o aumento das despesas médicas: 

1) o aumento da população idosa 

2) o avanço da assistência médica e o consequente aumento do custo dos medicamentos

Qual é o caminho para reduzir os custos médicos?

Gráfico mostra o quanto o seguro saúde veio subindo desde o ano 2000 (NHK)

Na Conferência sobre a Construção de um Sistema de Seguridade Social Orientado para Todas as Gerações, o governo declarou que pretende criar um sistema de seguro social sustentável, no qual todas as gerações, independentemente da idade, apoiem umas às outras de acordo com suas capacidades e os benefícios necessários sejam fornecidos de forma equilibrada.

O professor Reon Takakuwa Reon, da Universidade Hitotsubashi, que atua como membro do comitê desta conferência e é especialista em economia médica, estima que, se os formulários fossem adotados em todo o Japão, o custo dos medicamentos para pressão alta, por exemplo, cairia cerca de 9%, tornando-os eficazes no controle de despesas médicas.

O governo também está tomando medidas para reformar o sistema de seguridade social para garantir sua sustentabilidade.

  • Estabelecer padrões adequados para a taxa de pagamento próprio para despesas médicas
  • Revisar a maneira como os benefícios do seguro para medicamentos são fornecidos 
Fonte: NHK

logo