
Fruta riquíssima do verão (PM)
Uma das frutas mais deliciosas do verão é a melancia. Veja as vantagens do consumo, destacando seus nutrientes como o licopeno, citrulina e beta-criptoxantina.
Este artigo mostra como a fruta pode auxiliar na prevenção de doenças, como câncer e problemas cardíacos, e contribuir para a saúde da pele e dos olhos.
A melancia também é apresentada como uma ótima opção para hidratação, saciar a vontade por doces com poucas calorias e auxiliar na recuperação pós-exercício. Por fim, o artigo oferece dicas para escolher, cortar, armazenar e utilizar a fruta em diversas preparações.
1 – Rica em licopeno
A cor vermelha vibrante da melancia vem do licopeno, que é um antioxidante. Estudos mostram que, como parte de um estilo de vida saudável, o licopeno pode ajudar a diminuir o risco de câncer e diabetes.
Contém mais licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal, incluindo tomates. Para maximizar o consumo de licopeno, é recomendado escolher melancias com a polpa de cor vermelho brilhante e que estejam mais maduras.
Curiosamente, as melancias sem sementes tendem a ter mais licopeno do que as com sementes. E também, comer pigmentos como o licopeno pode oferecer uma leve proteção para a pele contra o sol, tornando as queimaduras solares menos prováveis, mas isso não substitui o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior diariamente.

Todo mundo se rende à essa fruta (PM)
2 – Promove a saúde do coração
É rica em citrulina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo e pode diminuir a pressão arterial. O coração também se beneficia do licopeno presente na fruta. Estudos indicam que o licopeno pode reduzir o risco de ataques cardíacos. É importante lembrar que a saúde geral do coração é influenciada por todo o estilo de vida, incluindo exercícios, não fumar, limitar gordura saturada e seguir o conselho médico.
3 – Protege as articulações
A melancia contém um pigmento natural chamado beta-criptoxantina, que pode proteger as articulações da inflamação. Alguns estudos sugerem que, ao longo do tempo, isso pode diminuir a probabilidade de desenvolver artrite reumatoide.
3 – Parceira dos olhos
Apenas uma fatia média de melancia fornece entre 9 a 11% da vitamina A que você precisa diariamente. Este nutriente é uma das chaves para manter seus olhos saudáveis. Obter vitaminas e minerais através dos alimentos é a melhor forma.
4 – Hidratação naturalmente doce
Esta fruta suculenta é composta por 92% de água, tornando-a uma maneira simples de ajudar a manter-se hidratado. Cada célula do corpo precisa de água, e mesmo uma pequena falta pode causar sensação de letargia. A desidratação grave pode se tornar séria a ponto de necessitar de fluidos intravenosos. Por isso, nos piqueniques de verão procure levá-la, especialmente para as crianças.
5 – Suaviza a pele e deixa linda

Em fatias ou em suco, é sempre refrescante e hidratante (PM)
As vitaminas A, B6 e C presentes na melancia ajudam a manter sua pele macia, suave e flexível. Devido ao seu alto teor de água, esta fruta também pode ser usada como uma máscara facial. Misturar uma colher de sopa de suco de melancia com a mesma quantidade de iogurte grego e aplicar no rosto por 10 minutos pode ajudar a remover a pele seca.
6 – Satisfaz o desejo por doces, ótima para dieta
Uma xícara de melancia tem apenas 45,6 calorias, um contraste significativo com as cerca de 300 calorias de uma xícara de sorvete. Além disso, é sem gordura, sem colesterol e sem sódio. A água nela também ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. É uma ótima opção para trocá-la pelos doces e ajudar na sua dieta.
7 – Impulsiona o treino
O alto teor de água, antioxidantes e aminoácidos da melancia podem contribuir para um melhor desempenho no treino. É também rica em potássio, um mineral que pode reduzir cãibras na academia. Beber suco de melancia após o treino pode ajudar a prevenir a dor muscular, contanto que você não tenha se esforçado demais.
8 – Não eleva o açúcar no sangue
Se você está tentando manter seus níveis de glicose no sangue estáveis, a melancia pode ser uma boa opção. Embora tenha um índice glicêmico (IG) de 80, semelhante a uma tigela de flocos de milho, contém poucos carboidratos. Isso resulta em uma carga glicêmica baixa (apenas 5), o que significa que ela entra na corrente sanguínea lentamente e produz pouca glicose. Assim, você pode desfrutar de uma fatia sem culpa.
9 – De fácil digestão

Ideia para servir a fruta para as crianças, bem geladinha (PM)
Para pessoas com condições digestivas como a Doença de Crohn ou colite, onde a lista de alimentos a evitar durante uma crise pode ser longa, a melancia pode ser colocada na lista de “sim”. Sua polpa macia é fácil de digerir, mesmo para um intestino inflamado. Se precisar limitar a fibra, evite a casca ou as sementes. Aliás, as sementes, contrariamente ao mito infantil, são na verdade cheias de nutrientes.
Como escolher uma boa melancia e como pode comê-la
Para escolher bem, procure uma sem amassados ou manchas, com uma mancha amarela (não branca) na parte inferior, que pareça pesada para o seu tamanho e soe oca ao bater.
Lembre-se de lavar a parte externa antes de cortar para evitar a transferência de germes. Depois de cortá-la, pode armazenar na geladeira por no máximo 5 dias.
Pode ser servida in natura como sobremesa ou para saciar a fome ao longo do dia, no preparo de suco, picolé caseiro, na salada com queijo ou vinagrete com melancia para acompanhar o churrasco.

Salada refrescante e deliciosa (PM)
Fonte: WebMD