
Vulcão com erupção explosiva (MBC/JNN)
A atividade eruptiva ativa continua na cratera do cume da montanha Minamidake, em Sakurajima (Kagoshima), desde quinta-feira (15), e até as 20h de terça-feira ocorreram 19 erupções em um único dia.
Nesses 6 dias de atividade vulcânica, o total de erupções chegou a 119, sendo 63 explosivas, ultrapassando o número de um ano inteiro, em 2024. Fazia 5 anos que não ocorria esse fenômeno. Só para ter uma ideia da diferença, no ano passado ocorreram 99 erupções, sendo 46 explosivas.
A erupção explosiva, que ocorreu por volta das 18h20, lançou fumaça a uma altura de 2,9 mil metros da cratera.
A montanha continua a se expandir, e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) pede cautela, pois há risco de novas erupções acompanhadas de grandes quantidades de cinzas vulcânicas.
O observatório meteorológico local observou que foi “a maior expansão da montanha dos últimos anos”. Não há sinais imediatos de uma grande erupção, mas espera-se que ela continue por vários dias.
Essas cinzas vulcânicas têm se espalhado pelas cidades de Kirishima, Soo, Isa, Aira, Yusui, todas na província de Kagoshima, bem como em parte das províncias vizinhas de Miyazaki e Kumamoto.
Já foram observados danos na agricultura e na fruticultura por causa das cinzas vulcânicas.

Erupção com pluma vulcânica de 2,9 mil metros de altura, por volta das 19h de terça-feira (NHK)
Fontes: MBC/JNN, FNN e NHK