
Momento do lançamento (UHB)
A Força de Autodefesa Terrestre do Japão (GSDF) conduziu um exercício de treinamento disparando um míssil type 88 surface-to-ship, usado para atacar navios no mar a partir da terra, no Campo de Tiro Antiaéreo de Shizunai, na cidade de Shinhidaka (Hokkaido), às 12h28 de terça-feira (28).
Foi a primeira vez no Japão que um treinamento é realizado com lançamento real de um míssil de curto alcance, de centenas de quilômetros. A influência da “nansei shift” ou “mudança para sudoeste”, na tradução livre, com a China em mente, também está sendo sentida em Hokkaido.
Uma fumaça branca subiu do lançador e um estrondo alto ecoou por toda a área ao redor. Com uma faísca, o míssil subiu no ar e voou em direção ao navio alvo no mar. Depois de fazer uma curva ascendente no céu, caiu na costa, a cerca de 40 quilômetros do local de onde foi lançado.
De acordo com a GSDF, o 1.º Regimento de Mísseis Superfície-Navio, baseado em Hokkaido, e outros usaram munições de treinamento que não continham explosivos. A área de treinamento está localizada em um raio de 40 quilômetros a sudoeste do campo de tiro, e a associação de pesca local foi notificada com antecedência. A vigilância também foi tomada no dia para garantir que nenhuma embarcação civil entrasse. Após analisar a trajetória do projétil de treinamento, planeja-se lançar mais um até 29 deste mês.
Em resposta, grupos de civis se manifestaram em protesto. Disseram que esse treinamento poderia fazer com que o lançamento de mísseis se tornasse uma parte normal da vida no país e que é inaceitável. Também apontaram que isso só aumenta a tensão na Ásia e pediram para suspender o próximo.

Civis protestam (STV/NTV)
Míssil real só foi usado em treinamentos nos EUA
O motivo por trás da decisão da GSDF de conduzir o treinamento de lançamento de mísseis internamente é a “mudança para o sudoeste” para fortalecer as capacidades de defesa das Ilhas Nansei (Okinawa) em vista da ascensão militar da China e sua expansão marítima.
Até agora, as Forças de Autodefesa realizaram treinamento de lançamento de mísseis terra-navio em instalações militares dos EUA, nos Estados Unidos.
No entanto, o número de pessoas que podem participar é limitado, e há restrições quanto aos tipos e datas de treinamento. Outro problema era o aumento dos custos de transporte de tropas e armas, e as taxas de utilização das instalações, devido ao iene fraco.
O type 88 surface-to-ship missile pode ser traduzido livremente como míssil superfície-navio tipo 88 (88式地対艦ミサイル). É um míssil antinavio montado em caminhão desenvolvido pela Mitsubishi Heavy Industries do Japão no final da década de 1980. É uma versão terrestre do míssil lançado do ar Tipo 80 (ASM-1).
Assista ao vídeo do lançamento do míssil, do jornal Asahi.
Fontes: UHB, Asahi e NTV