
Foto ilustrativa de chuva (PM)
Mais duas regiões – Kanto-Koshin e Hokuriku – entraram na estação chuvosa, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), na terça-feira (10).
De acordo com a AMJ, o ar quente e úmido está fluindo de Kyushu em direção à frente baiyu que se estende para o leste do Japão, causando condições atmosféricas instáveis, chuvas fortes intermitentes em Kyushu e outras áreas.
Espera-se que essa frente fique estagnada do oeste em direção ao leste do Japão até quarta-feira (11), trazendo riscos de chuvas muito fortes acompanhadas de tempestades localizadas.
A quantidade de chuva esperada para as 24 horas até a noite de quarta-feira é elevada:
- 150 mm no sul de Kyushu
- 130 mm em Tokai
- 120 mm em Kinki
- 100 mm no norte de Kyushu, além das regiões Chugoku e Shikoku
Embora a atividade da frente baiyu deva diminuir, há possibilidade de que a chuva continue à medida que o ar úmido flui para o oeste do Japão por volta de 15 deste mês.
É preciso tomar muito cuidado com as chuvas intensas neste período de estação chuvosa pois podem ocorrer desastres, como em Kagoshima, e atualmente em Miyazaki, que está sob alerta de nível 4.
Além de grande parte do arquipélago japonês estar com tempo instável por causa da estação chuvosa, a AMJ também anunciou que um ciclone tropical deverá se transformar no primeiro tufão do ano, tardiamente. Será nomeado Butterfly.
Fontes: AMJ, Yahoo!, NHK e JNN