
Grupo Lawson acelera expansão na Ásia com foco no mercado chinês (ilustrativa/banco de imagens)
O grupo de lojas de conveniência japonês Lawson planeja abrir mais de 5 mil estabelecimentos na China nos próximos 6 anos, um aumento de cerca de 80%, enquanto acelera seu esforço além de seu mercado doméstico e mais profundamente no restante da Ásia.
A varejista, que marca seu aniversário de 50 anos no sábado (14), estabeleceu uma meta de aumentar sua contagem de filiais na China para 12 mil até o ano fiscal que termina em fevereiro de 2031.
A expansão é chave para atender sua meta, reportada em abril, de dobrar sua contagem de lojas no exterior para aproximadamente 14 mil nos próximos 6 anos, para corresponder ao número em seu mercado doméstico.
Fundado em 1975, o Lawson tem cerca de 14,6 mil lojas domésticas. Desde o fim do ano passado, o Japão tinha aproximadamente 55.736 lojas de conveniência, de acordo com estatísticas.
Enquanto as três principais redes de conveniência – Lawson, 7-Eleven e FamilyMart – devam alcançar um aumento líquido de até 400 lojas neste ano fiscal, a indústria enfrenta competição feroz com farmácias e varejistas online.
Fonte: Asia Nikkei, Inside Retail