Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurançaFujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Rede de lámen Rairaitei vai fechar todas as lojas um dia para desinfecção

| Sociedade

A rede de lámen Rairaitei vai fechar as portas de todas a sua cadeia de lojas para um dia de desinfecção.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - AlfainterKonishi Sangyo - Empregos no JapãoKumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Rairaitei

Foto de uma das lojas da rede (Wikimedia)

Depois do escândalo causado por um vídeo, sobre uma loja da rede de restaurante de lámen – Rairaitei – onde teriam sido encontradas larvas em uma encomenda entregue ao cliente, este mês, a filial chamada Hamamatsu Saiwai foi fechada temporariamente para a investigação.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Mas, a operadora dessa rede decidiu fechar todas as lojas na quinta-feira (19) para um dia de desinfecção, embora durante as investigações não tenha conseguido identificar as supostas larvas, tampouco a rota da possível contaminação.

Fará isso para não afetar a imagem da marca. A rede Rairaitei é tão popular que mesmo depois desse episódio de possível contaminação, o que viralizou depois que uma pessoa postou um vídeo no X, há tempo de espera no horário do almoço.

Rairaitei não encontra nada na loja alvo do escândalo 

A operadora contratou empresas especializadas para a investigação. O centro de saúde local também fez suas verificações. Mas não foram encontrados insetos ou larvas. Como resultado da investigação, três probabilidades foram levantadas, incluindo a possibilidade de que pequenos insetos (Liriomyza chinensis) que costumam ser encontrados na cebolinha poderiam estar presos às que já foram cortadas, mas nada foi encontrado de fato.  

É uma grande rede, com presença em quase todas as províncias, e estima-se que tenha mais de 250 lojas. Só na província de Shizuoka são 14

Esse vídeo que viralizou logo foi removido pelo próprio usuário, alegando que estava esperando uma resposta da empresa. Embora muitos comentários fossem de apoio ao usuário da conta, muitos outros apontaram que era preciso mais cuidado com esse tipo de post.

Os clientes que não deixaram de ir à loja alvo dessa suposta contaminação disseram para a Shizuoka Life que vão continuar frequentando. 

“Gosto do lámen do Rairaitei e também gosto da equipe atenciosa. Não estou preocupado com o vídeo. Apoio o restaurante”, disse um.

“Se for um restaurante, é possível que entrem insetos. Pretendo continuar frequentando como de costume”, disse outro.

Fontes: Shizuoka Life e Oricon


+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Salmão cereja: cerca de 7 toneladas encontradas mortas no Japão

Publicado em 17 de junho de 2025, em Sociedade

Ainda não se pode bater o martelo para as causas da morte dos peixes chamados de salmão cereja ou truta cereja.

salmão cereja

Peixe bonito, de cor salmão com pintas escuras (Animalia)

Milhares de peixes mortos foram descobertos no Japão, do gênero Oncorhynchus, popularmente conhecido como salmão cereja, truta cereja ou salmão masu.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMUGrande contratação em Toyama - UT SURI-EMUEmpregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Esse é um dos peixes mais cobiçados para a culinária japonesa nesta época, sendo preparado como sashimi, cozido, assado ou grelhado. É famoso por sua carne de cor salmão e pela textura.

Na informação de segunda-feira (16), acredita-se que a causa seja um atraso na abertura de um corredor para esses peixes em uma barragem de captação de água administrada pela Hokkaido Electric Power Company.

Morreram em massa, quase 3,9 mil unidades de salmão cereja, na cidade de Rankoshi (Hokkaido), no Rio Shiribetsu.

Em 10 de junho, um morador comunicou a Hokkaido Electric Power Company sobre esse grande número de peixes salmão cereja mortos e até segunda-feira foram coletadas 3.897 carcaças.  

De acordo com a Hokkaido Electric Power Company, madeira flutuante e outros detritos se acumularam no caminho para os peixes nadarem rio acima, na barragem de captação de água, fornecedora da usina hidrelétrica. 

Conjectura-se que os atrasos na abertura do vertedouro causaram escassez de água rio abaixo e ao aumento da temperatura da água, o que levou à morte desses milhares de salmões cereja por falta de oxigênio.

De acordo com o governo da província de Hokkaido, há preocupações de que isso possa ter um impacto nas operações de propagação ao redor no futuro.

O total em peso é estimado em 7 toneladas de peixes mortos.

Peixes mortos boiando no rio (Hokkaido Electric Power Company via UHB)

Fontes: UHB e Hokkaido Shimbun

logo