Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Maravilhosos 6 alimentos probióticos do Japão e seus inúmeros benefícios para a saúde

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O Japão é um país que oferece uma gama de alimentos probióticos, muito além do famoso Yakult que é uma bebida. Eles são importantíssimos para a saúde em geral, incluindo a mental.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
probióticos

Os melhores do Japão (PM)

A importância dos probióticos reside no equilíbrio da microbiota intestinal, pois são micro-organismos vivos que trazem benefícios à saúde digestiva e imunológica.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Eles auxiliam na digestão, combatem bactérias nocivas, fortalecem o sistema imune, ajudam na absorção de nutrientes e podem aliviar sintomas como diarreia, inchaço e constipação.  

O impacto positivo vai além da saúde digestiva, pois fortalecem o sistema imune, o que resulta em mente mais ativa, ajudando a controlar o estresse, a ansiedade e até a depressão. Previnem doenças como obesidade, colesterol alto e hipertensão.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No Japão, há uma gama de alimentos fermentados tradicionais como missô, natto, conservas de farelo (nukazuke), amazake e iogurte, considerados excelentes opções para o consumo de probióticos (microorganismos vivos benéficos para o intestino).

Cada um desses alimentos contêm diferentes tipos de bactérias benéficas, ajudando a cultivar uma flora intestinal equilibrada.

Alimentos probióticos tradicionais japoneses

saude e felicidade o poder dos probioticos na sua dieta destaque 1

Missô e natto (PM)

  • Missô: um tempero fermentado feito pela fermentação e maturação de soja com koji de arroz ou cevada e sal. Características: A proteína da soja é quebrada em aminoácidos, tornando-a mais fácil de digerir. Exemplos de produtos: “Koji Bijin Nama Miso” da Yamasa e “Plus Koji Nama Miso Koji Bijin” da Marukome.
  • Natto: um alimento feito pela fermentação de soja cozida no vapor com bactérias do natto (pronuncia-se nattô). Características: As bactérias do natto são resistentes ao ácido estomacal e acredita-se que chegam facilmente vivas aos intestinos. Exemplos de produtos: Série Okame Natto da Mitsukan e da Takano Foods, etc.
  • Nukazuke: conserva feita a partir da fermentação de vegetais e outros ingredientes em uma camada de farelo. Características: Contém alto teor de bactérias láticas de origem vegetal. Exemplo de produtos: “Oishii Nukazuke” da Maruai ou você pode fazer em casa usando um kit comercial para fermentação em farelo.
  • Amazake: bebida feita pela fermentação de koji de arroz e borra de saquê. Características: O amazake feito com koji de arroz não contém álcool e é rico em vitaminas do complexo B e aminoácidos. Exemplos de produtos: “Morinaga’s Yasashii Rice Koji Amazake” da Morinaga e “Yakult Amazake” da Yakult.
  • Kimchi: embora não seja japonês e sim coreano, é amplamente disponível em supermercados japoneses pela sua delícia. Características: rico em bactérias láticas de origem vegetal, é recomendado para a saúde intestinal. Exemplo de produto: “Kimchi no Moto” da Momoya e diversos produtos de kimchi disponíveis em supermercados.
  • Iogurte e produtos lácteos: um dos alimentos probióticos mais comuns. Características: Contém vários tipos de bactérias do ácido lático, incluindo bifidobactérias e lactobacilos. Exemplos de produtos: Há uma grande variedade de produtos, incluindo os da linha Yakult (tem um que ajuda no sono), Meiji Bulgaria Yogurt da Meiji e o Megumi Gasseri SP Strain Yogurt da Megumi Snow Brand.

Pontos-chave a considerar ao escolher alimentos probióticos

saude e felicidade o poder dos probioticos na sua dieta destaque 3

Kimchi e iogurte (PM)

Consumir uma variedade de bactérias de diferentes alimentos pode aumentar a diversidade da sua flora intestinal. Para aumentar o número de bactérias benéficas nos seus intestinos, é importante consumi-las regularmente todos os dias, em vez de comer uma grande quantidade de uma só vez.

Consuma também prebióticos: são fibras alimentares e oligossacarídeos, que servem de alimento para os probióticos (bactérias benéficas), pode ativar ainda mais as bactérias benéficas.

Combinações de probióticos e prebióticos  

saude e felicidade o poder dos probioticos na sua dieta destaque 4

Exemplo de refeição que combina alimentos saudáveis, incluindo prebiótico (PM)

  • Iogurte + farinha de soja (kinako): a farinha de soja contém oligossacarídeos, que auxiliam as bactérias do ácido lático presentes no iogurte.
  • Natto + kimchi: Ambos são alimentos fermentados, permitindo o consumo de diferentes tipos de bactérias ao mesmo tempo.
  • Sopa de missô + cogumelos: os cogumelos são ricos em fibras e auxiliam os probióticos presentes no missô. No lugar dos cogumelos pode usar acelga, komatsuna, moyashi (broto de feijão) e outras verduras, sempre al dente (sem cozinhar demais).

Incorpore esses probióticos nas suas refeições diárias para uma vida muito mais saudável e feliz!

saude e felicidade o poder dos probioticos na sua dieta destaque 2

Amazake e nukazuke (PM)

Fontes: Trial, S-re, Meiji e Himan


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo